Android Geek
O maior site de Android em Português

A verdadeira razão porque o Android P usa a navegação por gestos

Tudo isto por causa de um "simples" botão

A ultima developer preview do Andoid P vem com mudanças significativas no modo como se utiliza o equipamento.  Tal como no iPhone X, o Android P virá com a navegação por gestos, e terá sido o equipamento da Apple a principal fonte de inspiração do novo modo como se navega no sistema operativo móvel da Google.

No entanto, a equipa do Android da Google tem trabalhado no Android P sem interrupção no novo sistema há pelo menos um ano, afirmou Dave Burke, vice-presidente de engenharia da Google para Android, ao pessoal do CNET, na conferência anual I/O da Google, que se realiza esta semana.

As razões porque o Android P vem com navegação por gestos

A verdadeira razão pela qual a navegação por gestos chegou ao sistema operativo Android, não tem nada a ver com a Apple, disse a Google, tem tudo a ver com esses três botões de navegação padrão na parte inferior do ecrã dos smartphones Android: Back, Home e Menu.

Especificamente, a Google quer eliminar o botão que permite visualizar todas as suas aplicações abertas, facilitando a visualização das aplicações com um só toque. Esse botão de aplicações semelhante a um quadrado, por exemplo no Pixel 2, a um símbolo difícil de descrever, no Galaxy S9 (uma vez que o botão home do Galaxy S9 é um quadrado).

A verdadeira razão porque o Android P usa a navegação por gestos 1

"O Android tem esses três botões na parte inferior: Home, back e outra coisa", disse Burke. "E é, um pouco demais, um pouco complicado demais. Eu penso nisso como entrar num quarto com três portas e é como "por que porta vou entrar?"

Além disso, a equipa do Android acha que os utilizadores não deveriam ir a algum lugar especial para ver as suas aplicações abertas. "Nós apenas não queríamos botões extra", acrescentou Burke.

O impulso do Google para tornar o Android mais simples e fácil de usar tem implicações importantes para os utilizadores de telefones em todo o mundo. Segundo a IDC, cerca de 85 por cento dos telefones do mundo executam o sistema operativo Android,  e a versão beta do Android P evoluirá para se tornar a próxima versão completa do Android.

Espera-se que os futuros iPhones sigam a interface por gestos do iPhone X, por isso, entre o Android e o iPhone, os telefones que dependem da navegação por gestos, inundarão o mercado muito em breve.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais