Quão rápidos são os routers WiFi 7?

Baixa latência de realidade alargada (XR), jogos baseados em nuvens, 8K streaming de vídeo, e videoconferência simultânea… Todos estes cenários de aplicação emergentes requerem uma taxa de transmissão wireless extremamente elevada e baixa latência.

A transmissão de vídeo 8K requer velocidades de Internet até 20 Gbps para desfrutar sem qualquer lag. A Realidade Virtual também requer redes rápidas para limitar a latência a menos de 10 ms para evitar desequilíbrios. Baixa latência de realidade alargada (XR), jogos baseados em nuvens, 8K streaming de vídeo, e videoconferência simultânea… Todos estes cenários de aplicação emergentes requerem uma taxa de transmissão wireless extremamente elevada e baixa latência.

A necessidade de acompanhar as exigências dos utilizadores é o verdadeiro motor da inovação tecnológica wireless. E a próxima iteração já se encontra no horizonte: WiFi 7.

Quão rápidos são os routers WiFi 7? 1

O que é o WiFi 7?

 

WiFi 7 é o nome de fácil utilização da norma 802.11be, tal como WiFi 6 (802.11ax), e WiFi 5 (802.11ac). A última geração de WiFi será lançada para responder à crescente procura de acesso à Internet.

O WiFi 7 introduz muitas características avançadas ao WiFi, tais como canais de 320 MHz, 4K-QAM, e Operação Multi-Link, que fornece taxas de dados proporcionando menor latência e maior capacidade de rede.

O lançamento da nova norma conduzirá à inovação de equipamentos relacionados. Como núcleo central da rede doméstica, um router WiFi 7 levará as coisas para o nível seguinte com um desempenho mais forte.

 

Qual é a diferença entre um router WiFi 6 e um router WiFi 7?

Em vez de aumentar as taxas de transferência, o router WiFi 6 concentrou-se principalmente na melhoria da eficiência da rede, especialmente em implementações densas de 2,4 GHz e 5 GHz. O WiFi 7, por outro lado, tem objetivos ambiciosos de maiores taxas de transferência, juntamente com uma maior eficiência do espectro, melhor atenuação das interferências e apoio a aplicações em tempo real.

Enquanto os routers WiFi 6 e WiFi 6e são relativamente novos, os routers de próxima geração com a nova norma WiFi já estão a ser desenvolvidos. À primeira vista, o novo WiFi 7 não é mais do que um WiFi 6 em escala com largura de banda duplicada e um maior número de fluxos espaciais, que juntos fornecem taxas teóricas de transferência de dados até 46 Gbps (quando aplicado a um produto específico, o rendimento real depende da solução específica do chipset).

Na realidade, o WiFi 7 introduz muitas mais mudanças revolucionárias ao WiFi, que formarão uma base para uma maior evolução do WiFi.

 

Vejamos as diferenças entre cada geração de WiFi:

Quão rápidos são os routers WiFi 7? 2

O que esperar de um router TP-Link WiFi 7

Devido a tecnologias melhoradas incluindo 4K-QAM, 320 MHz, 16×16 MU-MIMO e Operação Multi-Link, o WiFi 7 (802.11be WiFi) aumenta o desempenho geral em comparação com WiFi 6 (802.11ax WiFi) para um melhor rendimento, transmissão mais rápida, maior eficiência, e menor latência.

 

– Taxas de transmissão de dados mais elevadas

O WiFi 6 expande as bandas de 80 MHz para 160 MHz, duplicando a largura dos canais. O WiFi 7 duplica ainda mais a largura de banda com base em WiFi 6, estendendo a banda WiFi até 320 MHz. Combinando tecnologias totalmente novas, tais como 4K-QAM, 320 MHz, e 16×16 MU-MIMO, o WiFi 7 aumenta dramaticamente o débito total para 46 Gbps, 4,8 vezes superior ao do WiFi 6.

Quando aplicados a produtos de router específicos, em comparação com routers WiFi 6E tri-banda com a mesma especificação (4+4+4) cujas taxas de transmissão podem atingir até 10,756 Mbps, os routers WiFi 7 podem atingir até um espantoso 21,536 Mbps. Mais importante ainda, estas especificações não estão nem perto dos limites superiores do WiFi 7.

 

– Desempenho Anti-Jamming mais forte

O Preamble Puncturing faculta uma utilização flexível de canais em WiFi 7 para evitar canais com interferência, resultando na capacidade de utilizar canais mais largos, independentemente de partes de um canal já estarem ocupadas.

 

– Aumento da eficiência e fiabilidade da transmissão

O Multi-Link Operation (MLO) permite aos equipamentos enviar e receber simultaneamente dados através de diferentes bandas e canais de frequência, concebidos para aumentar a produção, reduzir a latência, e melhorar a fiabilidade para aplicações emergentes como VR/AR, jogos em nuvem, escritórios remotos, e computação cloud.

Os equipamentos WiFi tradicionais utilizam uma única ligação para transmitir dados entre um STA e um AP. Com MLO, o WiFi 7 suporta o estabelecimento de múltiplas ligações entre um STA e um AP para que possa fazer pleno uso da classificação de velocidade agregada do seu router.

Quão rápidos são os routers WiFi 7? 3

O WiFi 7 traz velocidades de dados extremas, latências mais baixas, e maior capacidade de rede graças às novas características introduzidas para suportar um grande número de utilizadores e equipamentos em ambientes com grande intensidade de largura de banda. Atualmente, o WiFi 7 ainda se encontra em desenvolvimento. Espera-se que o primeiro lançamento de equipamentos finais compatíveis comece num futuro próximo. A TP-Link vai naturalmente marcar presença em breve neste mercado.

 

Artigo por João Trindade

TP-Link Pre-sales engineer

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!