Filha de Steve Jobs tem razão. iPhone 14 é igual ao iPhone 13 e isso não está certo!

Chegaram ao ponto de montar uma câmara de 48MP num iPhone pela primeira vez! Agora, sei o que está a pensar...

Chegaram ao ponto de montar uma câmara de 48MP num iPhone pela primeira vez! Agora, sei o que está a pensar…

Depois do que parecia uma eternidade de espera, a Apple lançou finalmente a sua mais recente linha de bandeira – a série iPhone 14. Desta vez, a Apple superou-se a si própria em termos de especificações. Chegaram ao ponto de montar uma câmara de 48MP num iPhone pela primeira vez!

Agora, sei o que está a pensar… “Finalmente! Uma atualização”! Bem, segurem aí os vossos cavalos. Porque estou aqui para vos dizer que este telefone não é mais do que uma desilusão. Claro, a nova câmara é uma boa adição. Mas sejamos honestos – não é como se a Apple se tenha esforçado para trazer um produto que possamos verdadeiramente chamar de novo.

O que se passa, Apple? Ficaram sem ideias? Ou estão apenas a tentar esperemer (mais uma vez) a vossa base de utilizadores? Seja qual for a razão, posso assegurar-lhe que este telefone não vale o dinheiro.

Há alguns dias, a Apple lançou os seus mais recentes smartphones, a série iPhone 14. Desta vez, a Apple apostou em melhorias em termos de especificações; chegaram mesmo ao ponto de montar uma câmara de 48MP num iPhone, pela primeira vez na história. A Apple não é uma empresa que seja conhecida por muitas mudanças e atualizações no seu departamento de hardware. Mas com certeza trouxeram algumas surpresas neste termo.

Fizeram um trabalho decente ao combinar hardware e software para trabalhar sem problemas com o entalhe ou Ilha Dinâmica. Os modelos Pro vieram com muitas características novas que devem ser suficientes para converter muitos utilizadores Android em utilizadores iOS, com certeza.

Dynamic island

Muitos foram rápidos a fazer elogios à Apple por dar aos entusiastas do iPhone algo para se orgulharem. Mas todas as atualizações foram feitas para o iPhone 14 Pro e para o Pro Max. Por excesso de excitação com os modelos Pro, muitos não prestaram muita atenção ao modelo normal do iPhone 14. Não vou falar sobre o iPhone 14 Plus porque, pelo menos, tem um ecrã maior.

O que correu mal com o iPhone 14?

O iPhone 14 é a maior desilusão do ano. Não creio que nenhum telefone o vá vencer nesta categoria. Porque é que digo isto? Estou algo perplexo como a Apple tem coragem de apresentar o iPhone 13 e chamar-lhe iPhone 14. Pergunto-me qual é a ideia?

Se ainda assim não perceberem do que estou a falar, vou provar-vos porque é que o iPhone 14 é a maior desilusão do ano. Antes de mais, sabiam que o iPhone 13 é exatamente o mesmo que o iPhone 14? Vamos entender esta afirmação comparando as especificações de ambos os telefones.

As especificações do iPhone 14 são iguais às do iPhone 13.

IPhone 14

iPhone 14 Display : O iPhone 14 vem com um visor OLED 6.1 Super Retina XDR. Tem uma luminosidade de 800 nits que podem atingir 1200 nits no seu pico. Tem também uma taxa de actualização de 60Hz com a resolução definida em 1170 x 2532 pixels. A densidade de pixel do ecrã do iPhone 14 conta a 460 PPI. Em termos de protecção do ecrã, tem um vidro cerâmico resistente a riscos e um revestimento oleofóbico para fazer o trabalho.

iPhone 13 Display : O iPhone 13 também vem com um visor OLED 6.1 Super Retina XDR com Dolby Vision. Tem um brilho de 800 nits que pode atingir 1200 nits no seu pico. Tem também uma taxa de actualização de 60Hz com a resolução definida em 1170 x 2532 pixels. Tal como o iPhone 14, o iPhone 13 também tem uma densidade de Pixel de 460 PPI com 86% de relação ecrã para o corpo. Em termos de protecção de ecrã, tem um vidro cerâmico resistente a riscos e revestimento oleofóbico também.

IPhone 14

iPhone 14 construção: O iPhone 14 tem uma dimensão de 146,7 x 71,5 x 7,8 mm e pesa aproximadamente 172g. É construído sobre uma moldura de alumínio com vidro Gorilla à frente e atrás. Tem também uma classificação IP68, o que significa que é resistente à água e ao pó até 6 metros durante um período de 30 minutos.

iPhone 13 construção: O iPhone 13 vem com uma medida semelhante de 146,7 x 71,5 x 7,7 mm e ligeiramente mais pesado, com um peso total de 174g. É construído sobre uma moldura de alumínio com vidro Gorilla à frente e atrás também. Tem também uma classificação IP68, o que significa que é resistente à água e ao pó até 6 metros durante 30 minutos.

Vai gostar de saber:  Apple lança robô de secretária com inteligência da Apple: Uma revolução tecnológica!

Ambos os dispositivos usam o mesmo chipset

IPhone 14 CPU e CPU: No lado do desempenho, o iPhone 14 funciona com o chipset Bionic A15 de 5nm da Apple. No lado gráfico, utiliza a GPU da Apple com gráficos de 5 núcleos.

IPhone 13 GPU e CPU: O que percebemos aqui é que o iPhone 13 passou tudo para o iPhone 14 também no lado do CPU. A mais pequena diferença aqui é que a GPU da Apple funciona aqui com 4 gráficos principais em vez de 5. No mundo prático, isto é muito insignificante, o que significa que aqui não há mudanças práticas.

IPhone 14

Podemos continuar esta comparação. Na verdade, ambos os telefones têm as mesmas configurações de armazenamento: 128GB, 256GB, ou 512GB, todos a funcionar com 4GB de NVMe RAM.

No departamento de câmaras, ambos os telefones têm câmaras frontais de 12MP com sensores de profundidade e biométricos. As câmaras traseiras de ambos os telefones têm também a mesma disposição diagonal. Todas as câmaras com sensores de 12MP podem gravar um máximo de 4K a 60 Frames por segundo. No entanto, há aqui uma ligeira atualização, o iPhone 14 é capaz de gravar vídeos cinematográficos. “Quantas vezes fazem isto com o vosso iPhone?”

Em conclusão

Em conclusão, parece que a Apple não fez nada de novo com o iPhone 13… Desculpa iPhone 14. Alguns fanáticos da Apple podem mencionar o envio de mensagens via satélite. Bem, eu não queria trazer isso para a comparação. Porque sei que é uma característica que muitas pessoas irão simplesmente esquecer algumas semanas após a compra do telefone.

IPhone 14

Deixem-me agora deixar isto claro: não estou a tentar bater na Apple só porque sim. Nem estou a tentar irritar os fãs da Apple. Eu aplaudo a Apple quando eles trazem algo em grande. Também aponto o dedo quando tentam brincar com o nosso dinheiro ganho com esforço, ao trazer gato por lebre.

Screen

Um grande exemplo é o que acabaram de fazer com o iPhone 14. A Apple precisa rever as sua estratégia. É óbvio que a Apple gosta de nos dar os mesmos telefones ano após ano. Mas há sempre uma atualização que torna difícil negar. Mas este iPhone 14 é mau demais.

Porque não deve comprar o iPhone 14

O meu conselho é que, se já tem um iPhone 13 e planeia actualizar para o 14, isso não será a melhor decisão. Porque a Apple está a vender o mesmo iPhone 13 com outro nome.

No entanto, se tiver algo mais antigo que o iPhone 13 e quiser mudar para o iPhone 14, então é melhor obter o iPhone 13 agora e poupar algum dinheiro extra, uma vez que é provável que o preço desça.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!