Quantidade de RAM em Smartphones: O Que é Suficiente?

“O artigo discute a quantidade ideal de RAM nos telefones e a recente tendência da ‘RAM virtual’. Analisa-se as necessidades variadas de RAM, desde os aparelhos Android Go aos smartphones mais avançados com 24GB de RAM.”

O famoso empresário de tecnologia Bill Gates, alegadamente disse que “640K deveriam ser suficientes para qualquer um”. A questão que fica no ar é: o quanto de RAM de facto é suficiente? Os smartphones da edição Android Go vêm com apenas um ou dois gigas, os modelos de média gama normalmente têm entre 4-6GB, enquanto os topo de gama começam nos 8GB e podem chegar até aos 24GB.

Quantidade de RAM em Smartphones: O Que é Suficiente? 1

Capacidade RAM: Variação por Marca

Estes números variam consoante a marca. Por exemplo, não conseguirás obter mais do que 12GB num Samsung ou Google, a Apple nem sequer chega a esse valor e o iPhone 15 Pro Max apenas tem 8GB de memória RAM. Há ainda marcas que oferecem sem problemas 16GB mesmo num modelo de gama média.

O primeiro smartphone com 24GB de memória RAM chegou ao mercado há poucos meses, o Red Magic 8S Pro+. É um smartphone direcionado para gaming. Desde então, têm sido lançados 5 outros modelos com esta capacidade de RAM, a maioria dos quais não são exclusivamente para gaming.

RAM: Quanto Mais, Melhor?

Será isto demasiada capacidade RAM? Jogos e navegadores web são reconhecidos por consumirem bastantes recursos de memória, especialmente quando se visitam sites complexos e se mantêm várias abas abertas. Existe ainda o problema comum no Android e iOS de o sistema operativo encerrar uma aplicação em segundo plano para libertar RAM para a app em primeiro plano.

Quantidade de RAM em Smartphones: O Que é Suficiente? 2

A Popularidade da “RAM Virtual”

Pode ter reparado que a “RAM virtual” tem ganho bastante popularidade recentemente. Trata-se essencialmente de memória virtual destinada a aumentar a capacidade RAM de alguns dispositivos, frequentemente duplicando-a. Contudo, não é realmente criada mais memória RAM – os dados são apenas transferidos para armazenamento.

O modelo de memória do Android

Ainda assim, este pode não ser a solução ideal para manter aplicações em segundo plano. Mas tudo poderá depender da tua opinião. Já experimentaste a RAM virtual no teu smartphone? Notaste melhorias na usabilidade e desempenho?

Conclusão

Ao longo do tempo, a quantidade de RAM nos smartphones tem aumentado consideravelmente, acompanhando as exigências dos consumidores. Ainda assim, é sempre importante lembrar que a capacidade RAM é apenas um dos muitos factores que contribuem para o bom desempenho de um equipamento.

Fica atento ao AndroidGeek para todas as novidades acerca da tecnologia e das tendências actuais do mercado.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!