Quanta RAM precisamos no nosso telefone?

A memória RAM é um dos componentes mais importantes do telefone. É onde todas as instruções e informações para executar um programa são armazenadas, o que torna super importante que tenhamos memória RAM suficiente a bordo para executar tudo sem problemas.

A revolução dos smartphones mudou as nossas vidas. Agora podemos fazer tudo, desde ver televisão até encomendar uma pizza com o toque de um botão. Mas quanta RAM devemos ter no nosso telefone? A resposta será diferente para todos, mas há algumas orientações que podemos seguir para o ajudar a descobrir o que funcionará melhor para nós e para as nossas necessidades.

A primeira coisa em que precisa de pensar é no tipo de telefone. Se for um topo de gama, as necessidades de RAM serão maiores do que se for um dispositivo de nível de entrada. Para utilizar isto como ponto de partida, os peritos recomendam pelo menos três gigabytes para telefones com processadores de gama média ou inferiores e quatro ou mais GBs para dispositivos com um processador de gama superior.

Quanta RAM precisamos no nosso telefone? 1

A importância da memória RAM

A memória RAM é um dos componentes mais importantes do telefone. É onde todas as instruções e informações para executar um programa são armazenadas, o que torna super importante que tenhamos memória RAM suficiente a bordo para executar tudo sem problemas. Se quiserem utilizar o vosso smartphone para mais do que apenas tarefas básicas, como ver vídeos ou percorrer as redes sociais. Devem escolher um smartphones com uma quantidade suficiente de memória RAM. Quatro gigabytes é uma quantidade padrão de RAM para a maioria dos telefones e pode lidar bem com tarefas simples.

RAM, ou memória, como às vezes é chamada, é onde o telefone armazena informações quando não está em uso, mas poderá fazê-lo em um futuro próximo.  Isso significa que quanto mais coisas podermos carregar na memória, melhor (os telefones Android não precisam de um Task Killer porque eles matam automaticamente os aplicativos que não são usados há algum tempo). Também significa que quanto mais memória você tiver, melhor.

O que acontece se não tivermos RAM suficiente?

Se o vosso telefone não tiver RAM suficiente, processos importantes começarão a ficar sem espaço e a abrandar - o que provavelmente não querem que aconteça. Isto é especialmente verdade para telefones de topo de gama com muito pouca ou nenhuma memória

De quanta RAM preciso?

Esta resposta depende realmente do tipo de utilizador de smartphones que cada um é. Se ésão alguém que só usam o telefone para tarefas básicas, então apenas alguns gigabytes são suficientes. Mas se quiser utilizá-lo como mais do que um simples despertador ou calculadora, a RAM pode ser o factor decisivo no smartphone que decidem comprar.

Relacionado:  Trust está de 'Volta à ação' neste regresso às aulas

Como posso saber se o meu aparelho está com pouca memória?

Se virem repetidamente o ecrã de carregamento de algumas aplicações, ou se houver muitas falhas nas aplicações que costumam utilizar. Talvez seja altura de pensar num equipamento com uma quantidade de RAM adequada.

Conclusão:

Há muitos factores que determinam a quantidade de RAM necessária para o seu telefone, mas é importante considerar o tipo de dispositivo e para que tipo de tarefas irá utilizá-lo. Certa vez ouvi uma analogia que explica de forma simples o que é e qual a importância da memória RAM e CPU. O CPU é o número de mãos a trabalhar e a RAM é o tamanho da "mesa" onde estão a trabalhar. Se houver muitas mãos (CPU poderoso) e uma mesa pequena (pouca RAM) o trabalho não vai sair bem feito. Se por outro lado tivermos uma mesa gigante (8GB ou mais de RAM) e só um par de mãos a trabalhar (CPU fraco) o resultado final não vai ser nada de jeito.

Certifiquem-se de que tem um telefone com RAM suficiente para tratar das coisas que são importantes para si. Se o seu telefone não tiver RAM suficiente, começará a ficar sem espaço para gerir os processos de forma eficaz e a abrandar - o que é algo que todos nós não queremos que aconteça! Quanto mais memória RAM houver no dispositivo, melhor este problema será resolvido. Quando pensar em comprar um novo smartphone, certifique-se de que não só oferece memória suficiente, mas também outros componentes como a potência de processamento e a vida útil da bateria,  Equilíbrio é a palavra chave.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!