Qualcomm tem uma ideia para aproveitar o mmWave 5G

E é aí que entra o espectro de ondas milimétricas (mmWave). Com a sua capacidade de fornecer velocidades extremamente elevadas, a mmWave está preparada para revolucionar as comunicações móveis.

A introdução da tecnologia 5G está a transformar a forma como utilizamos a Internet, proporcionando velocidades ultra-rápidas e ligações de baixa latência. Mas a chave para desbloquear a potência de 5G está na infra-estrutura de rede e na disponibilidade de espectro. E é aí que entra o espectro de ondas milimétricas (mmWave). Com a sua capacidade de fornecer velocidades extremamente elevadas, a mmWave está preparada para revolucionar as comunicações móveis.

A Qualcomm, um dos principais fornecedores de tecnologias de comunicação sem fios, tem uma visão sobre a melhor forma de utilizar as redes mmWave 5G. Estão a avançar com o desenvolvimento de sistemas avançados de antenas e rádios integrados concebidos especificamente para as frequências mmWave. Estas plataformas são construídas com base nas revolucionárias soluções front-end de RF da Qualcomm, que oferecem um melhor desempenho e economia de custos ao permitir pequenas dimensões e maiores capacidades de integração. Isto significa que a Qualcomm está a facilitar aos OEMs a implementação de 5G mmWave nas suas concepções de hardware, ao mesmo tempo que reduz o tempo necessário para a implementação no terreno.

Qualcomm tem uma ideia para aproveitar o mmWave 5G 1

Além disso, a Qualcomm está a investir activamente na investigação e desenvolvimento em torno de componentes chave como algoritmos de processamento de sinal, técnicas de formação de feixe, protocolos inteligentes de gestão de rede e funcionalidade optimizada do modem. Todos estes avanços juntam-se para permitir uma utilização eficiente dos recursos de espectro disponíveis – algo que se tornará cada vez mais importante à medida que mais redes 5G forem sendo implementadas em áreas maiores nas gerações futuras.

Isto torna os esforços da Qualcomm cruciais para assegurar um desempenho óptimo das redes 5G da próxima geração. Ao utilizar as frequências mmWave de forma mais eficiente, o seu abrangente portfólio de soluções visa tirar o máximo partido das potenciais vantagens de velocidade oferecidas por esta banda de frequências mais elevadas, mantendo a fiabilidade da cobertura mesmo a longas distâncias – algo que tem sido um desafio até agora com outras bandas do espectro como 600MHz ou 2GHz.

Qualcomm quer estar na linha da frente das próximas gerações 5G

O espectro de onda milimétrica de banda alta 5G (mmWave) começa a 24GHz e fornece a velocidade de descarga mais rápida de 5G – essa é a boa notícia. As más notícias? As características da mmWave significam que estes sinais não percorrem longas distâncias, por isso as probabilidades de realmente se ligarem a um sinal de 5G mmWave estão algures entre estreito e nenhum. Como a LightReading salienta, a Verizon gastou milhares de milhões na aquisição de espectro de banda alta e depois criticou a banda baixa 5G por não ser muito diferente da 4G.

Vai gostar de saber:  Realme V60: O próximo smartphone 5G amigo da carteira

Qualcomm adoraria ver a 5G mmWave ter sucesso

A Qualcomm adoraria ver a mmWave ter sucesso; vende chips que permitem aos smartphones ligarem-se a estes sinais, e também vende os componentes necessários para pequenos pontos quentes de células que fornecem sinais de 5G mmWave. Visak Dhingra da Qualcomm, um Director Sénior de Desenvolvimento de Negócios da empresa, coloca a experiência de banda baixa e média 5G em locais como estádios, salas de concertos e centros comerciais, dizendo: “Estamos a habituar-nos a ter uma experiência sub-óptima neste tipo de locais. O que a onda milimétrica faz é dar-nos uma forma rentável de servir esses lugares da melhor maneira”.

Com quarenta mil estações base mmWave implantadas, e vinte mil no Japão, a mmWave não está totalmente morta. Na verdade, vários países planeiam leiloar mais espectro mmWave. No entanto, as vendas de equipamento 5G deverão diminuir este ano e, como resultado, não esperaríamos que as empresas sem fios abrissem as suas carteiras para comprar mais equipamento mmWave.

Parece certamente que a Qualcomm continua a fazê-lo, apesar de ter uma razão financeira para empurrar a banda alta para 5G. Será que as coisas poderiam mudar até ao momento em que o 5G se torna longo no dente e o 6G é falado diariamente? Para a resposta a isso, tudo o que podemos dizer é: fique atento.

Conclusão

Em conclusão, a mmWave 5G tem o potencial de oferecer velocidades incrivelmente rápidas, mas vem com o seu próprio conjunto único de desafios. A boa notícia é que transportadoras como a T-Mobile estão a investir num espectro de banda média e baixa mais acessível que pode oferecer uma boa cobertura e velocidades sem quebrar o banco. Além disso, empresas inovadoras como a Qualcomm estão a desenvolver novas tecnologias que nos permitem aproveitar os benefícios da mmWave de banda alta ao mesmo tempo que evitam as suas limitações. Com esta tecnologia em mãos, os utilizadores podem obter grandes experiências 5G de qualquer operadora, independentemente do seu orçamento ou localização.

No AndroidGeek compreendemos a importância de nos mantermos actualizados sobre as últimas notícias sobre a tecnologia 5G para que possa tomar as decisões mais informadas para o seu estilo de vida. Estamos empenhados em fornecer análises completas e fugas de informação sobre os próximos aparelhos e dispositivos para que os nossos leitores possam estar sempre à frente da curva quando se trata de tendências tecnológicas. Desde soluções de trabalho remoto a serviços de streaming, temos todas as novidades que precisa de saber sobre a tecnologia 5G e muito mais. Por isso, dirija-se ao AndroidGeek para todas as suas necessidades tecnológicas – nós temos tudo o que precisa!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!