Qualcomm revela Snapdragon X Elite, um concorrente à altura do Apple M3, mas limitado pelo sistema operativo

Qualcomm lançou a plataforma Snapdragon X Elite, com desempenho multi-core até 21% melhor que o Apple M3. Porém, a experiência pode ser diferente devido aos sistemas operativos.

Qualcomm Snapdragon X Elite vs. Apple M3: Qual o melhor chipset para laptops?

Com o lançamento do Qualcomm Snapdragon X Elite e da linha Apple M3 baseada no processo de 3nm, outubro foi um mês repleto de grandes lançamentos no mundo dos chipsets para laptops. A Qualcomm afirma que seus mais recentes SoCs oferecem até 21% de desempenho multi-core superior ao Apple M3. No entanto, a experiência do utilizador pode ser diferente devido aos sistemas operacionais diferentes que cada marca utiliza.

Desempenho do Snapdragon X Elite

De acordo com testes no chipset Snapdragon X Elite, ele obteve uma pontuação multi-core de 15.300 no Geekbench 6. Em comparação, o Apple M3 alcançou uma pontuação de 12.154. Esses números podem ser conferidos na imagem abaixo:

@Digital Trends

No entanto, é importante salientar que a Qualcomm não revelou o limite de potência usado nos testes. A eficiência energética é essencial para laptops, pois um alto desempenho não importa se o chipset consome muita energia. Os SoCs Snapdragon X Elite têm dois limites de potência: 80W e 23W. Testes anteriores mostraram que o chipset com limite de potência de 23W é mais lento do que o Apple M2 em benchmarks. Portanto, é provável que esses números sejam referentes ao chipset de 80W.

Diferenças entre macOS e Windows

Embora o Snapdragon X Elite supere o Apple M3 nos benchmarks, os utilizadores terão uma experiência diferente. Segundo Sascha Segan, gerente sênior de relações públicas da Qualcomm, isso se deve ao sistema operativo. Os dispositivos Apple Mac com chipsets M3 executam o macOS, enquanto a plataforma Snapdragon X Elite tem como alvo o Windows. Segan afirma que o macOS é um sistema operativo superior ao Windows, o que faz com que o chipset da Qualcomm não brilhe em laptops mesmo com bom hardware.

Vai gostar de saber:  Snapdragon 7+ Gen 3 chega para potenciar smartphones de gama média

Qualcomm revela Snapdragon X Elite, um concorrente à altura do Apple M3, mas limitado pelo sistema operativo 1

No entanto, Segan recomenda que os consumidores aguardem o lançamento dos notebooks com Snapdragon X Elite no mercado antes de adquirir um novo laptop. É importante salientar que todos os benchmarks disponíveis até o momento são de laptops de referência, que geralmente têm melhor desempenho do que os modelos de consumo. Além disso, o desempenho no mundo real é mais importante do que pontuações de benchmark.

Conclusão

Embora o Snapdragon X Elite da Qualcomm mostre um desempenho superior ao Apple M3 nos benchmarks, a experiência do utilizador pode ser diferente devido aos sistemas operacionais diferentes. A escolha entre macOS e Windows é um fator importante a ser considerado ao decidir qual chipset é o melhor para laptops. Recomenda-se aguardar o lançamento dos notebooks com Snapdragon X Elite no mercado para avaliar seu desempenho real.

Para mais informações sobre tecnologia e ficar atualizado sobre as últimas novidades, siga o AndroidGeek.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!