Android Geek
O maior site de Android em Português

Que percentagem do preço dos Smartphones é devida a patentes?

Litígios de patentes não são novidade entre  fabricantes de smartphones e distribuidores . Apple, Samsung , Google e praticamente todos os outros principais intervenientes na indústria de tecnologia parecem envolvidos em disputas de patentes hoje em dia. Agora, a Digital Trends aponta especificamente o quanto essas guerras de patentes estão a custar aos consumidores quando compram um novo dispositivo.

 

 

 

De acordo com dois advogados da Apple e um executivo da Intel ,

Mais de um quarto do custo de um smartphone está diretamente ligado ao pagamento de royalties de patentes.- Digital Trends 

O documento, escrito por WilmerHale sobre propriedade intelectual, entre os litigantes Joe Mueller e Tim Syrett e vice-presidente da Intel e General Counsel Associado Ann Armstrong , usou informações públicas para calcular os custos de royalties de patentes. No  livro intitulado The Smartphone Royalty Stack: Surveying Royalty Demands for the Components Within Modern Smartphones , explica-se como um consumidor que compra um smartphone de $ 400 vai pagar cerca de US $ 120 em royalties de patentes, ou 30 % do custo total.

Então, isso significa que, em alguns casos, os royalties de patentes igualam ou até mesmo excedem o custo do hardware do dispositivo real .

No ano passado , foi noticiado que a Microsoft gerava US $ 2 bilhões por ano em receitas de royalties de patentes do Android. Na verdade, se retirarmos os lucros do Android , a Microsoft perde cerca de 2500 milhões dólares no Skype, Xbox e Windows Phone. Fabricantes de smartphones Android pagam entre  US $ 5 e US $ 10 á Microsoft por cada aparelho vendido .

 

Quando pensamos que o panorama já complicado e obsceno o suficiente, descobrimos que ainda há isto:

Ainda mais preocupante é o“royalty stacking”, onde várias empresas com ligações ás patentes, exigem  taxas sobre um aparelho. Assim, um único smartphones pode acabar tendo , digamos, três royalties para apenas para a conectividade LTE. Isso ameaça levar o preço até o ponto em que já não é rentável produzi-lo. - Digital Trends

A Slashgear  menciona uma solução muito fácil para algumas empresas :

As empresas podem contornar essas regras , como a Samsung e Google recentemente fizeram , oferecendo tréguas e acordos de licenciamento cruzado . Economize para acordos como esses, FRAND como é designado é a única coisa que salva as OEMs de serem dilaceradas por trolls de patentes. - Slashgear

 

 

No livro, afirma-se que os royalties para LTE chegam a US $ 60 por telefone, enquanto que o processador de banda base , que implementa a funcionalidade de telefonia móvel, apenas chega a cerca  de US $ 10 a 13 por telefone.

Infelizmente, parece improvável que as disputas de patentes sobre dispositivos Android vá diminuir no futuro próximo com a luta contra a Rockstar , Oracle e outros.

 

 

Deixem a vossa opinião nos comentários.

 

Fonte: Android Authority, slashgear

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link