Android Geek
O maior site de Android em Português

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações

Aqui está o maior defeito ou desafio do Android: As Atualizações de versão do Android dolorosamente lentas a chegar a cada dispositivo que não seja um Nexus ou Pixel.

Esta tem sido a realidade desde o início deste sistema operativo, e até agora nenhum dos esforços e estratégias da Google surtiu qualquer efeito efectivamente revolucionador. Mas a gigante de Mountain View tem uma carta na manga, vamos ver se é um Ás. Através da incorporação de uma base modular no seu sistema operativo, esta nova fase irá começar com o lançamento do Android O ainda este ano. Até agora, aqui , estas eram as etapas que eram necessárias para uma atualização do SO num dispositivo não-Google até chegar ao utilizador final:

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações 1

Parece complicado? É porque é mesmo. Mas a partir do Android O o sistema operativo vai ter uma "Vendor Interface" (VI), graças a um novo esforço de desenvolvimento que a Google chama Project Treble.

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações 2

O objectivo do VI é separar a "Implementação do Fornecedor" (ou seja, "o software específico de nível inferior do dispositivo, escrito em grande parte pelos fabricantes"), da estrutura do SO Android. O novo VI irá estar posicionado entre a estrutura do SO Android e a implementação do fornecedor acima mencionado. E o novo VI será validado por um Vendors Test Suite (VTS), que é análogo ao Conjunto de Testes de Compatibilidade (CTS) que o Google usa para testes de API de aplicativos.

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações 3

O VTS garantirá a compatibilidade com o VI. Os benefícios desta abordagem estão muito bem definidos nas imagens acima. Antes, o VI precisava ser reconstruído após cada atualização do framework do Android OS, a partir de agora não será mais este o caso. Estas alterações têm realmente o potencial de acelerar o processo de atualização para os utilizadores finais.

Desta forma a Google "facilita" o trabalho às fabricantes, ao possibilitar o upgrade dos equipamentos sem ser necessária uma reconstrução do interface próprio de cada marca.

O Project Treble já está presente na primeira versão de Programador do Android O e chegará a todos os novos dispositivos que forem lançados com o Android O pré-instalado.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais