Android Geek
O maior site de Android em Português

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações

Aqui está o maior defeito ou desafio do Android: As Atualizações de versão do Android dolorosamente lentas a chegar a cada dispositivo que não seja um Nexus ou Pixel.

Esta tem sido a realidade desde o início deste sistema operativo, e até agora nenhum dos esforços e estratégias da Google surtiu qualquer efeito efectivamente revolucionador. Mas a gigante de Mountain View tem uma carta na manga, vamos ver se é um Ás. Através da incorporação de uma base modular no seu sistema operativo, esta nova fase irá começar com o lançamento do Android O ainda este ano. Até agora, aqui , estas eram as etapas que eram necessárias para uma atualização do SO num dispositivo não-Google até chegar ao utilizador final:

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações 1

Parece complicado? É porque é mesmo. Mas a partir do Android O o sistema operativo vai ter uma "Vendor Interface" (VI), graças a um novo esforço de desenvolvimento que a Google chama Project Treble.

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações 2

O objectivo do VI é separar a "Implementação do Fornecedor" (ou seja, "o software específico de nível inferior do dispositivo, escrito em grande parte pelos fabricantes"), da estrutura do SO Android. O novo VI irá estar posicionado entre a estrutura do SO Android e a implementação do fornecedor acima mencionado. E o novo VI será validado por um Vendors Test Suite (VTS), que é análogo ao Conjunto de Testes de Compatibilidade (CTS) que o Google usa para testes de API de aplicativos.

Projecto Treble é a arma secreta da Google para acabar com o atraso nas actualizações 3

O VTS garantirá a compatibilidade com o VI. Os benefícios desta abordagem estão muito bem definidos nas imagens acima. Antes, o VI precisava ser reconstruído após cada atualização do framework do Android OS, a partir de agora não será mais este o caso. Estas alterações têm realmente o potencial de acelerar o processo de atualização para os utilizadores finais.

Desta forma a Google "facilita" o trabalho às fabricantes, ao possibilitar o upgrade dos equipamentos sem ser necessária uma reconstrução do interface próprio de cada marca.

O Project Treble já está presente na primeira versão de Programador do Android O e chegará a todos os novos dispositivos que forem lançados com o Android O pré-instalado.

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link