Android Geek
O maior site de Android em Português

Mas afinal o que é o Project Treble e que equipamentos vão ter acesso ao mesmo?

O Project Treble não é somente mais um projeto da Google. É uma das grandes apostas do gigante de Mountain View com o intuito de reduzir a fragmentação do sistema operativo Android, e garantir que a maior parte dos seus utilizadores executem a versão mais recente do seu sistema operativo. Resumidamente, a nova tecnologia é capaz de separar o software personalizado de baixo nível efetuado pelas fabricantes e os drivers essenciais para que ele funcione corretamente, agilizando e facilitando a atualização de aparelhos para as novas versões de firmware.

Que equipamentos têm acesso ao Project Treble?

Todo e qualquer dispositivo que já tenha saído de fábrica com o Android 8.0 Oreo possui suporte do Project Treble. No entanto, no caso de equipamentos mais antigos que foram atualizados para a versão 8 do Android, é da responsabilidade do fabricante implementar ou não o recurso. Um exemplo bem claro, é a OnePlus, que já informou que os seus smartphones não participarão no Project Treble, ou seja, continuarão a ser atualizados como têm sido até aqui.

Google Project Treble

Mas por outro lado, existem fabricantes que estão muito contentes com este projetos, e vão disponibilizar a compatibilidade, mesmo para equipamentos mais antigos, como são os casos dos:

Mas o facto de eles serem compatíveis com o Project Treble, não significa obrigatoriamente que eles serão mais ágeis na hora de atualizar para novas versões do sistema Android. Ainda assim, trata-se de um indício de que, com certeza, os aparelhos listados terão um suporte mais duradouro por parte das fabricantes.

Pessoalmente acho um projeto muito interessante, mas muito complicado de implementar. Só com ajuda das fabricantes será possível tornar este projeto uma mais valia, porque elas deverão ser os principais interessados no mesmo. Teria somente que se preocupar com o seu software, deixando de vez, as atualizações de firmware nas mãos da Google.

Vamos ver como corre.

Através de androidpolice

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais