Programa de Bolsas Huawei vai apoiar estudantes universitários Portugueses

Este ano, a Huawei pretende conceder 250.000 euros em bolsas de estudo através de .

A fim de expandir os seus serviços e melhorar a qualidade dos seus produtos educativos, a Huawei lançou um programa de bolsas de estudo para 50 estudantes do ensino superior em Engenharia e Tecnologia, em parceria com .PT. Este ano, a Huawei pretende conceder 250.000 euros em bolsas de estudo através de .PT aos candidatos seleccionados.

O Programa de Bolsas de Estudo Huawei, dirigido a estudantes universitários de várias disciplinas de engenharia e ciências, reconhecerá e apoiará financeiramente 50 estudantes com mérito académico e pessoal superior, como parte de um memorando de entendimento assinado durante a edição de 2021 da Cimeira Web da StartUp Portugal no stand da Associação DNS.PT (.PT) e da Huawei Portugal.

“O desenvolvimento desta iniciativa irá capacitar uma nova geração de talentos nacionais com competências tecnológicas que correspondem aos objectivos de transição digital do país”, diz Tony Li, CEO da Huawei Portugal. Ele acrescenta: “A Huawei Portugal deu um enorme passo no sentido de colaborar no acesso à educação de alta qualidade, o que será benéfico para a economia nacional”

Apenas cerca de 8% de todos os estudantes inscritos no ensino superior em Portugal frequentaram cursos STEM em 2020, de acordo com a Pordata. De acordo com as estatísticas da OCDE, Portugal tem uma das mais baixas percentagens de licenciados nesta área. A Huawei tem trabalhado com diversas organizações locais para lançar várias iniciativas de apoio ao talento em Portugal, pelo que esta iniciativa é patrocinada por .PT, com o apoio do INCoDe.2030 e da Comissão para a Cidadania e Igualdade, bem como da Portugal Digital e da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, que pretendem atribuir metade das bolsas de estudo a estudantes do sexo feminino.

Programa de Bolsas Huawei vai apoiar estudantes universitários Portugueses 1

Luísa Ribeiro Lopes, presidente da Associação DNS.PT e coordenadora geral do INCoDe.2030, acredita que “dar a muitos estudantes portugueses uma oportunidade de frequentarem o ensino superior com melhores condições” é fundamental porque serve de incentivo para que continuem a trabalhar arduamente e atinjam os seus objectivos. “Uma estratégia de inclusão digital deve ser a inclusão social: “Quando a Huawei nos desafiou a completar a iniciativa o mais rapidamente possível, respondemos estabelecendo a estrutura organizacional necessária para lhe dar vida o mais rapidamente possível”, disse Luisa Ribeiro Lopes. Isto não se deve apenas à exigência de formação em áreas como a tecnologia, mas também porque a promoção da igualdade de género e o aumento da participação das mulheres e das raparigas em actividades digitalmente habilitadas são aspectos importantes do seu objectivo”, conclui Luísa Ribeiro Lopes.

“É um enorme orgulho para nós podermos utilizar os nossos recursos para beneficiar os talentos nacionais”, diz Diogo Madeira da Silva, Chefe de Assuntos Públicos e Comunicação da Huawei Portugal. “Este é um investimento significativo na formação dos alunos portugueses e uma contribuição indelével para um Portugal mais capaz, mais digital e mais competitivo”, daí que, o facto de este projecto estar a ser apoiado por .PT e com o apoio do INCoDe.2030 “garante-nos o alinhamento com a agenda de empowerment, transição digital e igualdade que Portugal está a almejar” E esperamos que mais parceiros se juntem a este movimento à medida que o tempo avança.

A Huawei tem uma longa história em Portugal, tendo estado presente durante 17 anos. A empresa estabeleceu uma relação sólida com os temas da educação e do talento através deste projecto, juntando outros esforços e investimentos como Smart Bus, Seeds for the Future, ICT Academy, Summer School for Female Leadership in the Digital Age, e 5GAIner (uma instalação de investigação 5G e Inteligência Artificial), entre outros.

Os estudantes interessados podem candidatar-se, ou consultar mais informações, no site oficial do Programa de Bolsas da Huawei: programadebolsashuawei.pt

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!