Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+

Vou-vos falar de uma box, que possivelmente não é tão conhecida por cá, no entanto tem tudo o que é necessário para ficar conhecida como outras que se falam mais por Portugal.

Fiquei bem impressionado com o comportamento global do aparelho, especialmente com o Wifi.

Apresentação

 Passando então às primeiras impressões ao abrir a embalagem.

Na frente da box apenas vamos ter o receptor IR no entanto não é visível. Enquanto que na parte superior da box, vamos ter a indicação de ser uma Probox2 e temos o botão de power.

Em relação ao botão, quando a box é ligada à corrente, o led na frente do botão não liga, se carregarmos no botão, o mesmo fica azul, o que indica que a box está a arrancar, se desligarmos no botão, o mesmo fica vermelho, para indicar que a box está em standby.

Do lado esquerdo vamos ter uma entrada microSD, microUSB OTG e duas entradas USB 2.0.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 1Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 2

Na parte de trás da box vamos poder encontrar a entrada para energia, saída de A/V, Ethernet Gigabit, HDMI e saida de audio ótico.

Do lado direito apenas vamos ter a ligação para a antena externa.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 3Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 4

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 5Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 6

Quanto aos acessórios restantes da caixa, vamos poder contar com um comando IR, a antena externa, cabo HDMI, cabo microUSB -> USB, pequeno manual de instruções simples, transformador de 5V/2A e cabo A/V.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 7Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 8

Remote+

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 9Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 10

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 11Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 12

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 13Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 14

Este pack vem acompanhado com o Remote+, que utiliza duas pilhas AAA, mas também é possível obter a box sem este comando extra.

Em relação ao comando, é um comando pequeno, com um conjunto reduzido e essencial de botões mais principais.

O comando é airmouse, gamepad e pode-se usar o microfone.

Em relação à disposição dos botões pode levar mais tempo a habituar, pois normalmente o botão de OK costuma estar no meio das teclas direccionais, neste caso está a baixo.

Carregando no botão que tem um pequeno gamepad, desativamos o airmouse, se carregarmos novamente activamos o gamepad, ou seja primeiro as teclas direccionais estão na posição vertical, e depois mudam para posição horizontal, para se poder utilizar como gamepad na horizontal, e não como um comando na vertical.

Para o KODI não é um comando tão dedicado, já que não tem tantas teclas dedicadas, vamos ter as de volume, do menu de contexto e podemos utilizar as direccionais e o OK.

Na navegação android comporta-se bem e serve para ligar e desligar a box remotamente.

Apenas não consegue ligar a box na situação do botão na box não estar vermelho (ou seja quando se liga a box à corrente).

Devido ao airmouse é possível usar teclado virtual do android para pesquisas e escrever, no entanto é sempre mais prático ter um teclado.

Comando IR

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 15

O comando base IR tem as funcionalidades standard deste tipo de comando, utiliza duas pilhas AAA. Tem algumas teclas dedicadas que permite aceder a fotos, vídeos, programas, etc.

Também temos as teclas numéricas e as direccionais, assim como é possível utilizar a funcionalidade de rato (carregando no botão do rato), mas que não é muito prático na minha opinião.

Consegue-se obter um comportamento aceitável, mas no caso de pesquisas ou ter-se que escrever não é nada eficaz.

Navegação

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 16Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 17

A box vem com android 5.1.1 e tem um launcher dedicado. No launcher numa primeira janela temos atalhos definidos pela probox2, assim como vamos poder ter uma segunda janela com mais alguns atalhos, a última janela será para aceder às aplicações todas.

No topo podemos inserir a nossa localização, para obtermos alguma informação do tempo e vamos ter informação da hora, data assim como estado de ligação.

A navegação no ambiente android, pareceu-me sempre fluída e de fácil acesso.

Wifi

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 18

Nos testes realizados, a box conseguiu sempre boa captação de sinal, não existindo nenhum problema de acesso à internet. Como se pode observar nos resultados obtidos no speedtest.

A internet utilizada nos testes é de 30MB/s e o aparelho estava a cerca de 5-7 metros do router que se encontrava noutra divisão.

Fiquei muito surpreendido pois esta box foi a primeira à mesma distancia de outros testes noutras boxes a conseguir a velocidade máxima do meu ISP.

Dessa forma o Wifi é um ponto bastante positivo nesta box.

KODI

Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 19Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 20

Todos os testes realizados tiveram resultado mais que esperado, ou seja, sem problema em nenhum formato.

Experimentei adicionalmente ficheiro h265 10-bit, e como é de esperar esses não dão, pois só os novos processadores da amlogic suportam, no entanto não é limitação da box apenas uma confirmação, e mesmo assim ainda é um formato que vai demorar tempo a virar mainstream, portanto não há problema quanto a isso.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 21Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 22

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 23

Vídeo Resultado
H264
Jellyfish-120-Mbps.mkv OK
Sintel.2010.4k_24fps.mkv OK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4 OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4 OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkv OK
H265
tos-4096×1720-tiles_24fps.mkv OK
bbb-1920×1080-cfg02_60fps.mkv OK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkv OK
tos-1720×720-cfg01_24fps.mkv OK

Benchmarks

No AnTuTu a box consegue obter 35186 pontos.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 24Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 25

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 26Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 27

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 28

Quanto no Geekbench 3, conseguimos 535 em single-core e 1461 em multi-core.

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 29Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 30

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 31Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 32

Comunidade

Quanto a comunidade vão poder encontrar FAQs, existe um fórum e ainda tem zona de downloads e ferramentas para flashar as roms.

Não vos vai faltar informação oficial e não oficial de como tirarem o melhor partido da vossa box.

– O fórum pode ser acedido através de: http://probox2.com/forum/

– Secção de downloads: http://probox2.com/category/probox2-ex-firmware-3/

– Instruções para upgrades: http://probox2.com/firmware-upgrade-methods/

Nota-se que é uma empresa que tem interesse em manter os seus aparelhos sem bugs e consegue dar suporte, tanto é que esta Probox2 EX+ já conta com a terceira ROM.

Jogos


Esta box parece-me indicada para jogar qualquer tipo de jogo, testei dois, o Angry birds (mais leve) e Asphalt 8 (com a resolução gráfica no máximo). Como podem verificar nos testes nenhum destes jogos apresentou problemas, a jogabilidade foi fluída.

Com a opção do Remote+ poderão existir jogos mais compativeis e não vão precisar de um gamepad adicional, apesar de que me parece ser mais direccioando para emuladores e jogos retro. Já que no Asphalt 8 apenas consegui integração dos botões direccionais.

Aplicações Adicionais

Do ponto de vista multimédia, tenho vindo a testar a aplicação do Netflix e da Iris Online. Quanto ao Netflix, não tive problema nenhum, correu tudo de forma correta.

Já no Iris Online apresentou alguns problemas, a imagem deu no entanto parece que não reconheceu a resolução correta e apresentou os canais num formato SD, ou seja sem grande qualidade (possivelmente a aplicação tem que ser atualizada).

Especificações

Análise: Probox2 Ex+ e Remote+ 33

Videos complementares para a análise

Pontos Positivos

  •  Muito boa performance Wifi
  • Comunidade (não falta suporte)
  •  Remote+ (pode ser utilizado como gamepad)

Ponto Negativo

  • Iris Online não correu a 100%.

Conclusão

Estamos a falar de uma box muito bem conseguida, era interessante existir um distribuidor nacional para a mesma, para facilitar o conhecimento da mesma por Portugal.

Tirando um pequeno problema com o Iris Online, para a minha utilização diária não tive problemas nenhuns e em comparação com a minha box de utilização diária anterior (a Minix Neo X8-H – sem ser a plus) esta é bem superior em todos os aspectos.

É uma marca que tem interesse em dar suporte e tem espaço para os seus utilizadores colocarem dúvidas e tentarem resolver possíveis problemas.

Para mim um dos pontos principais de uma boa box, é o suporte, isto aliado à questão do KODI correr tudo sem problemas tem tudo para o sucesso.

Portanto para concluir, estamos a falar de um aparelho que pode ser utilizado como mediacenter assim como consola de jogos.

O meu agradecimento à Probox2 pelo aparelho disponibilizado para estes testes.

E caso queiram comprar ou ver mais detalhes sobre a Probox2 Ex+ ou Remote+, podem passar no site oficial deles e ver o que mais se adequa as vossas necessidades: http://probox2.com/probox2-ex-plus/

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link