Primeiro smartphone do Projeto Ara deverá surgir até ao final do ano

Projeto Ara é um projeto da Google, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma aberta, com hardware livre para a criação de smartphones altamente modulares. A plataforma irá incluir um quadro estrutural, uma espécie de esqueleto que conterá os módulos que irão formar os smartphones à medida do utilizador. Módulos com memoria RAM, memoria interna, Câmara, colunas ou até mesmo uma bateria fazem parte deste projeto. A partir daí os utilizadores poderão trocar os módulos conforme a sua necessidade no imediato. O primeiro modelo do telefone modular esteve programado para ser lançado em Janeiro de 2015, mas por diversas razões esse lançamento foi adiado sem data prevista de anuncio.

O silencio em torno deste projeto nos últimos meses foi tão grande, que se pensou que a Google teria abandonado o mesmo.
Mas eis que durante o Google I/O a gigante das pesquisas nos trouxe mais informações sobre o Projeto Ara e logo com uma leve aparição do seu produto.

[youtube_sc url="https://www.youtube.com/watch?v=aWW5mQadZAY"]
Relacionado:  Samsung desativa as câmaras do Galaxy Z Fold3 se o bootloader for desbloqueado

A versão vista no vídeo será lançada para programadores ainda este ano. Uma outra versão mais fina e elegante para o público em geral será lançada apenas em 2017, sem divulgação de uma possível data mais precisa. De qualquer forma, ambas as versões contam com módulos que podem ser trocados sem a necessidade de desligar o smartphone. Durante o evento foram exibidas seis opções de módulos, mas Google não deu qualquer ideia do preço que será cobrado por cada um deles.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!