Android Geek
O maior site de Android em Português

Presidente da Venezuela atacado com Drones carregados de explosivos (Video)

O Presidente Nicolás Maduro diz ter sido alvo de um atentado enquanto discursava numa avenida de Caracas, neste sábado. O ataque terá sido perpetrado com recurso a um drone com explosivos. O chefe de Estado aponta o dedo à oposição venezuelana e à vizinha Colômbia.

Presidente da Venezuela atacado com Drones carregados de explosivos (Video) 1

Maduro, que discursava numa tribuna ao lado da mulher, Cilia Flores, e de altas patentes militares, foi imediatamente retirado do local, ileso. Sete militares ficaram feridos e foram encaminhados para unidades hospitalares da capital.

As imagens da televisão venezuelana, que transmitia o discurso em directo, mostram a cerimónia a ser interrompida de forma abrupta, em ambiente de visível pânico, segundos após o chefe de Estado e oficiais das Forças Armadas terem olhado para cima. Nesse momento, em que o áudio é suspenso, as câmaras de televisão deixam imediatamente de focar o líder venezuelano, mas filmam um movimento de pânico entre centenas de elementos de uma parada militar, que fogem de forma desordenada.

Quem reclama o "atentado"?

Entre as trocas de acusações, o Movimento Nacional Soldados de Flanela – um grupo que diz congregar forças da oposição –, reclamou a autoria do ataque através do Twitter e o relato que dele faz parece corroborar a versão oficial: “A operação era sobrevoar com dois drones carregados de C-4 [um explosivo plástico de uso militar] o palco presidencial. Franco-atiradores da guarda de Honor derrubaram os drones antes da chegada ao objectivo. Demonstrámos que são vulneráveis. Hoje não conseguimos, mas é uma questão de tempo.”

Versões diferente da do atentado

Numa primeira reação aos acontecimentos deste sábado, Nicolas Maduro acusou o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de estar por detrás do alegado atentado contra a sua vida em Caracas.

No entanto, começaram a surgir versões que contradizem a narrativa do governo venezuelano, nomeadamente a de que uma explosão acidental num apartamento próximo do local do desfile terá sido aproveitada pelas autoridades para construir um relato de um atentado falhado e assim abrir caminho a repressão contra as forças anti-regime.

Fontes dos bombeiros ouvidas – sob condição de anonimato – pela agência de notícias norte-americana Associated Press contestam a versão oficial do governo venezuelano, afirmando que tudo não terá passado da explosão de uma bilha de gás num apartamento próximo ao local dos factos. Os Estados Unidos são opositores do regime de Nicolas Maduro, tal como era do seu antecessor e mentor, Hugo Chávez.

Seja o que for que tenha efectivamente acontecido na Venezuela, fica claro que ainda estamos como sociedade a aprender a aplicar as melhores práticas na utilização destes equipamentos voadores que tanta diversão trazem  mas que mal utilizados podem pôr em risco a segurança pública.

Onde não devem voar os vossos Drones

Presidente da Venezuela atacado com Drones carregados de explosivos (Video) 2

NÃO VOE O SEU DRONE nas áreas dos incêndios.

NÃO VOE O SEU DRONE sobre concentrações de pessoas sem autorização prévia à ANAC.

NÃO VOE O SEU DRONE sem autorização da ANAC com drones que pesem mais de 25 kg.

NÃO VOE O SEU DRONE à noite nem operações além da linha de vista ou voos acima de 120 metros sem autorização da ANAC.

NÃO VOE O SEU DRONE nas áreas militares, nas áreas restritas, proibidas, perigosas, reservadas ou temporariamente reservadas.

NÃO VOE O SEU DRONE sobre edifícios de orgãos de Soberania, embaixadas, instalações militares, instalações das forças e serviços de segurança, estabelecimentos prisionais e centros educativos.

NÃO VOE O SEU DRONE acima das alturas definidas nas áreas de protecção operacional dos aeroportos nacionais sem autorização da ANAC.

NÃO VOE O SEU DRONE em zonas próximas de aeroportos pois pode pôr em perigo o tráfego aéreo.

NÃO VOE O SEU DRONE e faça fotografia e filmagem aérea sem contactar previamente a Autoridade Aeronáutica Nacional – Força Aérea.

Se tem um drone brinquedo NÃO VOE O SEU DRONE sobre pessoas nem acima dos 30 metros de altura.

Via 1

Via 2

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link