Porque as baterias dos telefones incham e o que fazer para que não aconteça

Se sim, já alguma vez teve o inchaço da bateria? Não é uma experiência agradável, e pode causar alguns danos graves no seu aparelho.

As baterias de telemóveis podem inchar por uma variedade de razões, mas felizmente existem soluções. Tem um smartphone? Se sim, já alguma vez teve o inchaço da bateria? Não é uma experiência agradável, e pode causar alguns danos graves no seu aparelho. Neste post do blogue, vamos dar uma vista de olhos ao que causa o inchaço das baterias do telefone, e também vamos oferecer algumas soluções para o ajudar a evitar este problema. Continue a ler para mais informações.

Porque as baterias dos telefones incham e o que fazer para que não aconteça 1

Um dos componentes do seu smartphone que mais se degrada é a bateria. Não só reduz o seu desempenho ao longo do tempo, como também os seus componentes se desgastam e estes últimos podem mesmo causar o inchaço da bateria.

Não é de todo agradável ver que a bateria do seu telemóvel está inchada. Tão certo como pode ser, nesse momento surgem muitas dúvidas sobre o que fazer. Hoje viemos explicar porque é que a bateria do seu telemóvel incha, como evitar que isto aconteça, e finalmente, o que fazer quando a bateria do seu telemóvel está inchada.

Explicamos porque é que a bateria do seu telemóvel incha e como evitar que isso aconteça.

Porque é que a bateria do telemóvel incha?

As principais causas do inchaço da bateria do telemóvel são danos físicos, defeitos de fabrico e tempo de utilização. Embora esta última seja normalmente a mais comum, as baterias de iões de lítio que equipam os smartphones utilizam uma reacção química para armazenar energia. À medida que envelhecem, esta reacção química já não é executada correctamente, o que pode causar o inchaço da bateria em vez de a carregar. Este gás é altamente inflamável, que é o que causa o inchaço da bateria.

Porque as baterias dos telefones incham e o que fazer para que não aconteça 2

Além disso, se as camadas de químicos na bateria não forem devidamente separadas, podem ocorrer explosões ou incêndios de bateria.

Para evitar o inchaço da bateria do seu telemóvel, utilize apenas carregadores certificados de alta qualidade.

Como evitar o inchaço da bateria de um telemóvel?

Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”, e felizmente, tem ao seu alcance uma série de medidas que pode tomar para evitar o inchaço da bateria do seu telemóvel.

Assumindo que as baterias têm de ser substituídas em algum momento, se seguir as seguintes recomendações pode prolongar a sua vida útil e evitar o seu inchaço.

  • Utilizar apenas carregadores certificados de alta qualidade, uma vez que os carregadores baratos podem não cumprir as normas estabelecidas pelo fabricante do telemóvel ou podem não ser capazes de fornecer energia suficiente ao dispositivo.
  • Evite submeter o seu telemóvel a temperaturas extremas, uma vez que tanto as temperaturas quentes como as frias podem danificar a bateria do seu terminal.
  • Assegure-se de que o seu telemóvel não leva demasiadas pancadas, uma vez que estas podem perfurar a bateria.
  • Não deixar a bateria carregada a 100% ou completamente descarregada durante longos períodos de tempo, uma vez que isto pode danificar a bateria. Portanto, se não vai utilizar o telefone durante algumas semanas, recomendamos que carregue a bateria a 40 ou 50% e depois a desligue.

O que deve fazer quando a bateria do seu telemóvel estiver inchada?

Se a bateria do seu telemóvel inchar, a primeira coisa a fazer é desligar imediatamente o dispositivo e ir a um centro de reparação para substituir a bateria danificada.

Se decidir substituí-la pessoalmente, deve fazê-lo ao ar livre ou numa área bem ventilada, longe de materiais inflamáveis. Deve proteger-se com luvas e óculos de protecção para evitar que produtos químicos perigosos da bateria entrem em contacto com o seu corpo.

Uma vez retirada a bateria, deve colocá-la num recipiente à prova de fogo e levá-la para o centro de reciclagem de materiais perigosos mais próximo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!