Porque a Samsung não vai utilizar o seu chipset Exynos na série Galaxy S24

Porque a Samsung está a abandonar o Exynos? Porque é que a Samsung está a optar por continuar a utilizar os chipsets Qualcomm em vez dos seus próprios?

No mês passado, a Samsung revelou um novo chipset Exynos para utilização no seu impressionante catálogo de smartphones. Mas apesar desta nova e impressionante tecnologia, informações recentes sugerem que a empresa não utilizará chipsets Exynos para o seu próximo dispositivo emblemático, o Galaxy S24.

Porque a Samsung não vai utilizar o seu chipset Exynos na série Galaxy S24 1

Porque a Samsung está a abandonar o Exynos?

Porque é que a Samsung está a optar por continuar a utilizar os chipsets Qualcomm em vez dos seus próprios? Vamos mergulhar nos detalhes e descobrir.

O Impacto da Qualcomm nos Smartphones

A Qualcomm é um dos principais fornecedores de chipsets para smartphones em todas as principais marcas, desde a Apple à Samsung. Estes chipsets são poderosos e fiáveis, dando aos utilizadores acesso às mais recentes características e funções, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência suave quando se trata de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo ou de jogar jogos com gráficos intensivos. Como tal, faz sentido que a Samsung opte por utilizar os chipsets da Qualcomm em vez do seu próprio chipset Exynos.

Os benefícios dos Chipsets Exynos

Dito isto, há algumas vantagens em utilizar os chipsets Exynos em relação aos chipsets da Qualcomm. Por exemplo, tendem a ser mais eficientes em termos de energia do que os seus concorrentes, o que significa que os dispositivos alimentados por eles podem durar mais tempo com uma única carga. Além disso, os chipsets Exynos são normalmente mais baratos do que os seus equivalentes da Qualcomm, o que poderia levar a preços mais baixos para os consumidores a longo prazo.

Vai gostar de saber:  Apple: Óculos AR leves em desenvolvimento

Porque é que a Samsung não está a utilizar o seu próprio chipset

Apesar destes benefícios, porém, parece que a Samsung decidiu não utilizar o seu próprio chipset para o Galaxy S24 devido a preocupações sobre questões de fiabilidade e compatibilidade com soluções de hardware e software existentes de outros fornecedores, tais como Google ou Microsoft. Além disso, pode ter havido preocupações sobre potenciais complicações legais relacionadas com acordos de licenciamento com outras empresas se a Samsung tivesse decidido avançar com a utilização do seu próprio chipset em vez do chipset da Qualcomm.

Conclusão:

Globalmente, parece que a fiabilidade e a compatibilidade foram dois factores principais na decisão da Samsung de não utilizar o seu próprio chipset Exynos para o próximo dispositivo emblemático Galaxy S24. Isto significa que podemos esperar uma experiência fiável de uma marca conhecida quando o dispositivo for lançado no próximo ano.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!