Android Geek
O maior site de Android em Português

Como partilhar aplicações instaladas no vosso smartphone por Bluetooth

Embora pareça um pouco complexo, a verdade é que o processo é extremamente simples e, em poucos minutos, Podem enviar todas as aplicações que desejarem ao usar este sistema de conectividade sem fio.

Embora os vários serviços na nuvem tenham facilitado, e muito, o processo de mudar de dispositivo e mover todas as aplicações instalados do antigo para o novo, ainda não é possível fazer o mesmo com aquelas aplicações que foram instaladas manualmente através do arquivo APK, e é nesses momentos em que é necessário encontrar outras soluções além daquelas oferecidas pelo grande G.

Como partilhar aplicações instaladas no vosso smartphone por Bluetooth 1

Uma das maneiras mais rápidas de enviar aplicações entre dispositivos é partilhá-las através de Bluetooth. Embora pareça um pouco complexo, a verdade é que o processo é extremamente simples e, em poucos minutos, Podem enviar todas as aplicações que desejarem ao usar este sistema de conectividade sem fio.

Neste guia, explicamos como partilhar aplicações instaladas no vosso smartphone por Bluetooth passo a passo.

Enviar apps via Bluetooth no Android: como fazer isso passo a passo

Por padrão, o Android não oferece a possibilidade de enviar aplicações entre dispositivos através de uma conexão Bluetooth. No entanto, o sistema operativo não impõe limitações a enviar arquivos. É por isso que a maneira mais fácil de partilhar aplicações é enviar diretamente o arquivo APK executável de cada aplicação via Bluetooth, assim como fariam com uma imagem ou um arquivo de som.

Se tiverem os arquivos APK para cada um das aplicações que pretendem enviar de um dispositivo para outro, saltem para a última etapa deste guia. Se não, recomendamos que leiam Passo a passo, os diferentes processos para que possam aprender a extrair o APK de cada aplicação e enviá-lo.

 

A primeira coisa: extrair os arquivos APK das aplicações que o utilizador vai enviar

Os arquivos APK são os pacotes de instalação de cada aplicação para dispositivos móveis Android. Ao instalar uma aplicação pelo Google Play, o processo de instalação do APK é feito de forma invisível para o utilizador e, em nenhum momento, é dada possibilidade de guardar o arquivo executável para o armazenar ou partilhar. Ao instalar aplicações de outras lojas ou fontes diferentes da Play Store, a instalação do arquivo APK fica a cargo do utilizador.

Como podemos partilhar aplicações já instaladas se não tivermos o arquivo APK?

Felizmente, no Google Play, podemos encontrar ferramentas que permitem extrair APKs de aplicações já instalados. Um dos mais populares, e que eu pessoalmente recomendo é o ML Manager, disponível gratuitamente na loja. No entanto, alternativas como Extrator de APK e o  Gestor de aplicações, entre outras servirão perfeitamente para este efeito.

Uma vez instalada qualquer uma das ferramentas propostas, os passos a seguir para extrair arquivos APK são os seguintes:

  1. Abrir a aplicação que o utilizador acabou de instalar e conceder as permissões necessárias.
  2. No ecrã principal da aplicação, verão uma lista de todas as aplicações instaladas. Cliquem no botão "extrair" em qualquer um deles e executem o processo de extração.

Deste modo, o arquivo APK será armazenado na memória do telefone, disponível para ser partilhado ou manipulado de qualquer maneira. Já podem enviar a aplicação.

Como enviar arquivos APK apps via Bluetooth

O processo para partilhar uma aplicação via Bluetooth é o mesmo. O utilizador só tem que ter certeza que tem um gestor de arquivos como o Files Go ou qualquer outro da vossa escolha, e que o Bluetooth está ativado em ambos os dispositivos. Tendo estes dois requisitos em consideração, os passos a seguir são extremamente simples:

  1. Abrir o navegador de arquivos no dispositivo a partir do qual o utilizador enviará a aplicação.
  2. Encontre a pasta onde o arquivo APK da aplicação que pretendem partilhar foi armazenado.
  3. Depois de um longo toque no arquivo, cliquem no botão "partilhar".
  4. No menu suspenso que aparecerá, seleccionem a opção "Bluetooth" e seleccionem o dispositivo receptor.

Depois de alguns segundos - ou minutos, dependendo do tamanho do arquivo -, a aplicação terá sido enviada corretamente, e a única coisa que falta é realizar a instalação no dispositivo receptor.

O processo é tão simples quanto executar o arquivo que acabou de ser recebido, normalmente armazenado na pasta "Bluetooth" do armazenamento interno do telefone.

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link