Para o Google os utilizadores são o produto. Saibam como proteger os vossos dados

O Android faz parte deste ecossistema, por isso, a menos que tenham um telemóvel Huawei ou qualquer outra marca sem o Google Play ou os seus serviços, é possível que o Google esteja a recolher alguma informação sobre vocês através do vosso smartphone.

O Google é uma das plataformas, ou melhor, um dos ecossistemas mais utilizados em todo o mundo. O Android faz parte deste ecossistema, por isso, a menos que tenham um telemóvel Huawei ou qualquer outra marca sem o Google Play ou os seus serviços, é possível que o Google esteja a recolher alguma informação sobre vocês através do vosso smartphone. Um dos pontos aqui é que a Google precisa da vossa "permissão" para o fazer e existem algumas configurações no vosso smartphone que podem ser desativadas para proteger os vossos dados.

Para o Google os utilizadores são o produto. Saibam como proteger os vossos dados 1 a partir das configurações do telefone.

 

Para o Google os utilizadores são o produto

O Google é uma empresa multinacional americana de tecnologia especializada em serviços e produtos relacionados com a Internet. Estes incluem tecnologias de publicidade online, pesquisa, cloud computing, software, e hardware.

O modelo de negócio do Google gira em torno da segmentação dos anúncios com base nos interesses das pessoas que os procuram. Os dados necessários para o fazer podem ser recolhidos através de cookies ou da análise do conteúdo das mensagens de correio eletrónico, histórico de localização, atividade online, etc.  Os anúncios proporcionam uma forma de ligação das marcas a pessoas com os mesmos interesses, o que, por sua vez, proporciona às empresas uma forma de ganhar dinheiro distribuindo anúncios aos compradores mais prováveis.

Para o Google os utilizadores são o produto. Saibam como proteger os vossos dados 2

Anúncios Personalizados

O Android do Google tem um poderoso serviço de anúncios personalizados que ajuda os anunciantes a alcançar um publico que pode estar interessado nos seus produtos. Isso faz com que o Google ganhe mais dinheiro ao trazer esses anúncios a pessoas que já estão relativamente interessadas no que está a ser anunciado. Para saber quais são os nossos interesses, é óbvio, o Google tem primeiro que saber quais são.

Desativar anúncios personalizados para proteger os vossos dados

  • Abrir Definições da conta Google.
  • Escolher a opção de Gerir a sua conta.
  • Gerir dados e opções de personalização.
  • Toque em configurações de anúncios.
  • Desligue o interruptor

Histórico de localização

O serviço de localização gratuito do Google para Android é como o vosso smartphone Android nos consegue localizar quando usamos o Google Maps, e é possível que o Google tenha guardado informações sobre os lugares que visitamos graças ao histórico de localização.

Esta opção "regista os locais que visitamos com os dispositivos", conforme estabelecido pela própria empresa. Neste caso, podem escolher  entre uma opção de exclusão manual e uma opção de exclusão automática, que podem programar para ser feita regularmente.

Desativar Histórico de localização para proteger os vossos dados

  • Abrir Definições da conta Google.
  • Escolher a opção de Gerir a sua conta.
  • Gerir dados e opções de personalização.
  • Toque em Histórico de localização.
  • Desligue o interruptor.
Relacionado:  Economizem bateria no vosso smartphone Samsung com esta configuração

Histórico do Youtube

O Google tem um grande número de serviços e plataformas complementares que ajudam a tornar o ecossistema mais rico e interessante, o Youtube é uma dessas plataformas. Assim como no Google, ao fazer uma pesquisa, ela é guardada no histórico, com a particularidade de que o YouTube a divide em duas partes. Por um lado, o histórico de pesquisa é responsável por armazenar os termos que inserimos no motor de pesquisa, por outro lado há um registo dos vídeos que assistimos. Nesse caso, é possível que dependendo de como o usam o YouTube podem deixar este último ativado para poderem voltar a uma música ou a um vídeo que gostaram mas cujo nome não se recordam. Quanto ao resto, depende de cada um.

Desativar Histórico do Youtube para proteger os vossos dados

  • Abrir Definições da conta Google.
  • Escolher a opção de Gerir a sua conta.
  • Gerir dados e opções de personalização.
  • Toque em Histórico do YouTube.
  • Desligue o interruptor.

Atividade na web e aplicações

O Android também mantém um registo da atividade que realizamos na web, bem como os sites que visitam ou as actividades que realizamos em diversos serviços e aplicações. Neste caso, é uma função que também pode ser programada para ocorrer automaticamente a cada 3, 18 ou 36 meses, Portanto, se não quiserem desativar esta opção para que o Google possa continuar a recomendar algumas coisas, podem escolher esta opção. Por outro lado, também podem aceder a esses dados para descobrir o que o Google sabe sobre vocês e sobre a vossa actividade na Internet. O resultado pode surpreender.

Desativar histórico web e aplicações para proteger os vossos dados

  • Abrir Definições da conta Google.
  • Escolher a opção de Gerir a sua conta.
  • Gerir dados e opções de personalização.
  • Toque em Atividade na Web e em aplicações.
  • Desligue o interruptor

O Google tem uma variedade de ferramentas que podem ajudar os anunciantes a alcançar efetivamente potenciais clientes. Uma forma é alavancar o poder do comportamento humano e os princípios cognitivos da neurociência para impulsionar as vendas com menos esforço. É , no entanto, um direito de cada utilizador não querer participar deste negócio.

Se estiverem interessados em saber mais sobre como o google utiliza estas táticas,  podem ler este artigo muito interessante da CNBC (em inglês).

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!