OPPO revela várias tecnologias de imagem inovadoras que podem tornar os seus smartphones uma referência

Ao longo do evento online, a OPPO revelou uma série de inovações na tecnologia de imagem de smartphones centrada em actualizações de sensores, módulos e algoritmos.

A OPPO, a marca líder mundial em tecnologia, realizou hoje o Evento de Exposição Future of Imaging Technology 2021. Ao longo do evento online, a OPPO revelou uma série de inovações na tecnologia de imagem de smartphones centrada em actualizações de sensores, módulos e algoritmos. A empresa concentrou-se no auto-desenvolvimento e optimização das tecnologias de imagem subjacentes, com o objectivo de permitir aos utilizadores "captar a beleza da vida com facilidade"

As inovações da OPPO foram: o novo sensor RGBW, zoom óptico contínuo de 85-200mm, tecnologia OIS (optical image stabilization) de cinco eixos e a câmara sob o ecrã com uma série de algoritmos de IA patenteados pela OPPO. Utilizando estas novas tecnologias, a OPPO deu um grande salto na tecnologia de imagem de smartphone, abrangendo várias capacidades de imagem, incluindo sensibilidade à luz, capacidade de zoom, estabilização, investigação e desenvolvimento de novos factores de forma do produto e muito mais.

OPPO revela várias tecnologias de imagem inovadoras que podem tornar os seus smartphones uma referência 1

Novo Sensor: o sensor de RGBW de nova geração realça a sensibilidade à luz com um desempenho da cor melhorado

O sensor RGBW da OPPO melhora significativamente a sensibilidade à luz através da introdução de sub-pixels brancos adicionais (W), tecnologia inovadora DTI e o algoritmo 4 em 1 pixel desenvolvido pela OPPO. Como resultado destas inovações, o novo sensor é capaz de captar 60% mais luz do que os sensores anteriores, ao mesmo tempo que consegue uma redução do ruído de até 35%, fornecendo imagens muito mais nítidas e brilhantes em condições de baixa luminosidade.

O sensor RGBW é produzido utilizando tecnologia avançada de fabrico e processamento, aumentando o nível de poder computacional para executar algoritmos complexos e maximizar os dados extraídos através dos seus pixels brancos. O algoritmo 4 em 1 patenteado da OPPO contribui para aumentar substancialmente o desempenho da cor do sensor, evitando problemas tais como imprecisões de cor e padrões moiré. Além disso, a tecnologia de isolamento de pixels DTI e o processamento DeepSi no novo sensor previne eficazmente a interferência de sub-pixel e melhora a qualidade da imagem.

Mais do que apenas melhorar a captação de luz fraca, o sensor RGBW está também apto a tornar os retratos mais expressivos, tanto em fotografias como em vídeos, melhorando a pele, a textura e o contraste. O novo sensor será lançado comercialmente nos produtos da OPPO a partir do quarto trimestre de 2021.

Novos módulos: o zoom ótico contínuo de 85-200 mm da OPPO oferece um zoom superfluido e a tecnologia de OIS de cinco eixos da OPPO garante captações mais nítidos

O módulo recentemente lançado é o zoom óptico contínuo de 85-200mm, que reabilita o módulo estrutural subjacente ao nível do hardware.

  • Adota a tecnologia de lente G+P (vidro + plástico) pela primeira vez, introduzindo duas lentes de vidro esféricas superfinas e de alta precisão que melhoram significativamente os efeitos óticos, como a minimização do desvio da luz.
  • A inovadora aplicação de um sensor de magnetorresistência de túnel (sensor de TMR) permite que as lentes no interior do módulo da câmara se movimentem com mais estabilidade e precisão.
  • O veio do motor de orientação recentemente modernizado aumenta a inclinação dinâmica através da qual o sistema da lente se movimenta, suportando facilmente o zoom ótico contínuo em ampliações mais elevadas.

Estas inovações suportam zoom óptico contínuo em distâncias focais equivalentes entre 85mm e 200mm, captando imagens nítidas a qualquer nível de ampliação, desde grandes planos e retratos pessoais a paisagens distantes, sem necessidade de recorte. Os utilizadores podem desfrutar de uma transição suave em toda a gama de zoom óptico contínuo com qualidade de imagem comparável à de uma câmara profissional. Além disso, esta tecnologia evita problemas comuns tais como ressalto, imprecisão do equilíbrio branco ou deriva de cor que os sistemas de zoom multicâmaras convencionais podem sofrer.

Relacionado:  Tablet PC HP 11 "revelado com câmara flip e Windows 11

Outra nova característica da OPPO é a tecnologia OIS de cinco eixos, que permite ao processador do sistema receber dados de movimento do giroscópio, analisá-los e dividi-los nos seus respectivos componentes através de algoritmos. Os dados são então transmitidos aos dois componentes amovíveis, a lente e o sensor de imagem, que são accionados por motores com rolamentos de esferas e ligas de memória de forma, respectivamente.

Quando o movimento é relativamente curto, as imagens são estabilizadas principalmente através do deslocamento da lente OIS, cobrindo o deslocamento horizontal (x) e vertical (y). No entanto, quando o alcance do movimento é relativamente grande, será também utilizado o sensor shift OIS, incluindo shift horizontal (x), shift vertical (y), e rolagem para conseguir a estabilização em cinco eixos espaciais.

Isto atinge um ângulo de estabilização máximo de ±3°, três vezes superior ao da tecnologia tradicional OIS em dispositivos móveis, enquanto o sensor também pode mudar com uma precisão de 2 μm. Para imagens nocturnas ou em movimento, a tecnologia patenteada do algoritmo OPPO pode contribuir significativamente para uma melhor estabilidade, nitidez e desempenho de cor, aumentando o desempenho de compensação de vibrações até 65%. A tecnologia OIS de cinco eixos da OPPO será lançada comercialmente em produtos OPPO a partir do primeiro trimestre de 2022.

Novo algoritmo: os algoritmos desenvolvidos pela OPPO suportam a câmara por baixo do ecrã de nova geração, proporcionando o equilíbrio perfeito entre ecrã e qualidade da câmara

Finalmente, a OPPO também mostrou a sua solução de câmara sob o ecrã para as próximas gerações de smartphones. A geometria inovadora dos pixels assegura uma exibição de 400 ppi de alta qualidade na área da câmara sob o ecrã. Utilizando cablagem transparente e um novo design, o resultado é uma qualidade de visualização muito mais refinada e uma experiência visual mais harmoniosa. Com cada circuito de pixel a conduzir apenas 1 pixel ("1 para 1") no ecrã e a tecnologia precisa de compensação algorítmica da OPPO, a cromaticidade e brilho de todo o ecrã é controlada com maior precisão, com um desvio de apenas cerca de 2% e uma vida útil do ecrã melhorada de até 50%.

Além disso, o US Research Institute da OPPO desenvolveu uma série de algoritmos de imagem de IA, incluindo redução da difracção, anticondensação, HDR e AWB, para optimizar ainda mais a qualidade de imagem da câmara sob o ecrã. O modelo de redução da difracção AI da OPPO foi treinado utilizando dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difracção na fonte de luz, permitindo aos utilizadores captar imagens mais nítidas e de aspecto mais natural

Para responder às exigências em constante mudança dos utilizadores de imagem em todo o mundo, a OPPO está a reforçar as suas capacidades globais de I&D. Actualmente, a OPPO tem seis Institutos de Investigação, cinco Centros de I&D e dezenas de Laboratórios de Imagem em todo o mundo, incluindo o novo Laboratório de Imagem em Hyderabad, Índia e o Laboratório de Imagem em Yokohama, Japão, que é responsável pela criação de várias tecnologias de imagem desenvolvidas pela OPPO que podem ser encontradas na Série Reno.

No futuro, a OPPO continuará a concentrar-se na implementação de tecnologias de imagem auto-desenvolvidas e a reforçar ainda mais a sua cooperação com parceiros industriais para oferecer aos utilizadores uma experiência de imagem ainda melhor.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!