[Opinião] Será que um smartphone de topo nos faz assim tanta falta?

Será que um smartphone de topo nos faz assim tanta falta? é uma velha mas pertinente questão… Será que tiramos partido das capacidades de um flagship ou não?
A minha opinião acerca desse assunto é muito simples: não! Um topo de gama não faz falta a 90% das pessoas que os possuem. Acredito, e isto é uma opinião pessoal, que um bom intermediário é mais que suficiente para grande maioria dos utilizadores. Eu por mim falo, e tenho um smartphone de topo e actual, mas não existe nada que eu faça nele que um bom smartphone intermediário não o fizesse satisfatoriamente.

Alguns smartphones de topo:

[Opinião] Será que um smartphone de topo nos faz assim tanta falta? imageA grande maioria das pessoas utiliza o telefone, para alem das habituais chamadas e sms, para consultar as redes sociais, email, ouvir musica, vídeos e até mesmo para assistir a filmes. E quais destas funções um intermediário não faz com uma “perna às costas?”
Onde se poderá notar diferença, é nos jogos 3D… aí sim a diferença entre um intermediário e um topo de gama é um pouco notória, mas ainda assim justiça a diferença? Continuo a achar que não.
Outro dos pontos onde normalmente se reflecte as diferenças de segmentos é na fotografia, em que aí sim, claramente um smartphone de topo faz toda a diferença, mas para quem gosta de fotografia.

Só um louco colocaria em causa a diferença de desempenho de um smartphone de topo em comparação a um [Opinião] Será que um smartphone de topo nos faz assim tanta falta? imageintermediário… mas estamos a falar em quanto de diferença em termos práticos? 2 segundos a abrir uma aplicação de produtividade, e 5 segundos a abrir um jogo? Será que esses segundos mudam algo na nossa vida?
Agora devem estar a perguntar: então se tu próprio tens um smartphone de topo, porque não compraste um intermediário? é uma boa questão, na verdade todos nós gostamos de ter aquilo que consideramos melhor, mesmo que não façamos real uso do mesmo. Eu tal como muitos dos que estão agora a ler este artigo de opinião, simplesmente compra porque gosta, não porque lhe faz falta. Em termos de necessidade, eu ficava bem servido com um intermediário que custa sensivelmente metade do que gastei com o meu actual smartphone.

Exemplos de alguns telefones intermediários:

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? Têm a mesma opinião que eu, ou nem por isso?

Acham que faz mesmo falta um topo de gama?

Não se esqueçam que este espaço é dedicado a todos os que pretendam dar a sua opinião sobre qualquer assunto. Se estão interessado em dar a vossa opinião, façam-na chegar através do e-mail [email protected]

Poderá gostar de: Mais do autor

6 Comentários

  1. Bento Diz

    Tenho um Honor 8 porque gosto,pq pue comprar e pq na hora de ter que” puxar” por ele ( seja jogos,filmes o que for) não me falhe!!!
    Até ao momento tenho “abusado dele” e tá sempre pronto para o “ataque”!

  2. Bento Diz

    Tenho um Honor 8 porque gosto,pq pue comprar e pq na hora de ter que” puxar” por ele ( seja jogos,filmes o que for) não me falhe!!!
    Até ao momento tenho “abusado dele” e tá sempre pronto para o “ataque”!

  3. V.T. Diz

    Depende, mas na minha opinião quem quer um smartphone para jogar jogos “pesados” só deve optar (se puder, claro) por um topo e gama. Não é só o demorar a abrir o jogo mais 5 segundos, mas o correr sem travamentos nem lags, ou seja de forma fluida e sem interrupções que só prejudicam a experiencia de jogo.

  4. Fernando Fonseca Diz

    Em minha opinião, não!!! Considero injustificável comprar um smartphone com preços na ordem dos 800/900 euros apenas por uma questão de status. Existem excelentes opções no mercado com características semelhantes custanto metade do preço. Não faço propaganda aqui, mas os meus amigos sabem bem quais são,

    1. V.T. Diz

      Com características semelhentes? Quais? E sem ROM martelada? Não acredito.

      1. Miguel Diz

        Significado de semelhante: Parecido; praticamente igual a outro: imagens semelhantes. Que apresenta proximidade com o modelo a partir do qual foi criado: imagem semelhante ao original.

        (pois para não ser confundido semelhante com igual)

        Exemplos: (agora pode acreditar)
        OnePlus3/3t
        ZTE axon 7
        Xiaomi Mi5 (apesar de a xiaomi ser chata em questão de ROM)
        Leeco Le Pro3
        Honor 8

        Entre outros, é uma questão de procurar.

        Atenção: quando nos referimos agora aos smartphones de 800/900, pelo menos a meu ver, estamos a falar desta nova geração em que a base começa exatamente por esses preços. Por outro lado, as gerações antigas onde smartphones custavam 800/900 apenas por serem 64gb ou 256gb tendo como por base os 500 a 700 euros. É de frisar também que esses modelos são da geração antiga por isso deve-se comparar com as gerações antigas das marcas “elite”. Contudo, novos modelos serão lançados com certeza para rivalizar nesta geração.

Comentários estão fechados.