Android Geek
O maior site de Android em Português

[Hoje o Geek és tu] Será que o jack de audio de 3,5mm faz assim tanta falta?

Nos últimos tempos tem surgido a tendência das mais variadas fabricantes de smartphones em abolir dos seus equipamentos o muito usado jack de 3,5mm para os fones de ouvido. Grande parte das fabricantes invocam que deixam de colocar o referido jack para fazer aproveitamento, devido ao natural desenvolvimento tecnológico. Ou seja, para eles não faz sentido ter no aparelho diversas formas de ligar um periférico.

[Hoje o Geek és tu] Será que o jack de audio de 3,5mm faz assim tanta falta? 1Com o aparecimento da já muito usada porta USB do tipo C, as grandes fabricantes aproveitaram para cortar no famoso orifício de 3,5mm, que na minha opinião pessoal, é uma decisão muito precoce.
Se já existem centenas de modelos de fones de ouvido que utilizam a tecnologia bluetooth para se ligar aos equipamentos, muitos mais existem para a entrada de 3,5mm. No entanto os fones de ouvido com entrada USB do tipo C, ainda são raros e muito dispendiosos, e por essa razão, estes novos equipamentos que aboliram a entrada de 3,5mm obrigam o utilizador a usar um adaptador para usar o hardware que já dispõe.

Adaptador esse que tirando raros casos tem de ser adquirido à parte… que é mais um custo para o consumidor final, que acabou de gastar o que podia para comparar um novo smartphone. Se em lojas online chinesas esse adaptador é fácil de encontrar, e relativamente barato, já no comercio tradicional (lojas físicas) o mesmo não se encontra com muita facilidade… e quando se encontra é com o seu preço super inflacionado. Levando a que grande maioria das vezes os utilizadores tenham de importar um adaptador para conseguir usar aquele fone de ouvido que gosta muito e já tem em casa, e isso significa ter de esperar umas semanas.

[Hoje o Geek és tu] Será que o jack de audio de 3,5mm faz assim tanta falta? 2Quem é que já usou o conversor de USB do tipo C para 3,5mm e colocou o telefone no bolso? Quem respondeu afirmativamente a essa questão sabe o quão incomodo é essa situação… não é pratico, não é ágil e nem tão pouco funcional… isso é simplesmente criar uma fonte de problemas para a porta USB com o passar do tempo, uma vez que estamos a falar de um “picoleto” ligado à porta USB do telefone que depois aí sim vai ligar o fone de ouvido. Se para desenrascar é maravilhoso, para o uso diário para mim não dá.

Por essa razão, acho que o timming das fabricantes não foi o adequado. Só deviam abdicar da porta de 3,5mm depois de massificar a produção de fones de ouvido com a ligação USB de Tipo C, e aí sim acho que as fabricantes poderiam começar a fazer desaparecer a porta em questão.

Uma das razões que me levou a pensar que teria levado as fabricantes a deixar a porta de lado, era as certificações de resistência à água e a poeira. Se essa fosse a principal razão de não colocarem o jack de 3,5mm nos seus equipamentos, conseguia compreender, mas não é o que está acontecer, uma vez que poucos têm essa resistência e não são assim tão poucos os dispositivos sem a o referido jack.

Alguns smartphones que não possuem jack de 3,5mm:

O que acha sobre este assunto? Concorda comigo ou tem uma opinião diferente? Não se esqueçam que este espaço de opinião também pode ser vosso, se tiverem algum assunto que gostassem de abordar, entrem em contacto que disponibilizamos este espaço para que se possam expressar.
Deixem-nos a vossa opinião no espaço dedicado aos comentários um pouco mais abaixo.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link