[Opinião] Será que a Google descobriu a formula para acabar com o Root?

Acabar com o root propriamente dito é algo impossível de acontecer. Ele é muito importante para os programadores de aplicações, e só por si não vai deixar de existir. Mas que a Google não gosta que os utilizadores comuns façam root nos seus equipamentos, isso é mais que certo.

E agora parece que a Google descobriu a formula de pelo menos levar os utilizadores a pensarem duas vezes antes de fazerem root aos equipamentos. Com a noticia que o Netflix deixa de ser compatível com todos os equipamentos com acesso Root, a cair que nem uma bomba na comunidade Android, a Google poderá e deverá aplicar esse exemplo a outras aplicações, entre elas aplicações com milhões de instalações via PlayStore.

Tem sido uma batalha constante da Google com o seu sistema Android, com os utilizadores que usam o acesso root pelas mais variadas razões. No entanto a grande maioria dos utilizadores que faz root nos seus equipamentos, ainda o faz porque acha que é cool e pode vir um dia a fazer falta. No entanto, e é nisto que a Google se baseia, o acesso root deixa os smartphones muito mais vulneráveis, e com a importância que os nossos smartphones têm nas nossas vidas, deixar uma porta dessa tamanho aberta só porque sim, é um risco muito grande.

Relacionado:  One UI Watch da Samsung apresentado no Mobile World Congress

É possível fazer root em todos os equipamentos Android, onde se incluem os:

Acredito que a Google irá incentivar os programadores de aplicações de terceiros a seguir o exemplo da Netflix e a usarem o Widevined da Google, um mecanismo de controlo de DRM que controla o acesso às aplicações e dispositivos que não cumpram as regras da Google.
Esta medida não é nova, e a própria Google já a tinha usado, quando bloqueou a utilização do Pokemon Go em equipamentos com root feito. Com isto acredito que a Google tenha finalmente encontrado um forma de pelo menos fazer com que os utilizadores pensem bem antes de fazer root aos equipamentos.

É verdade que o root é útil, mas será assim tão útil para a maioria dos utilizadores? Não creio.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!