Android Geek
O maior site de Android em Português

[Opinião] Equipamentos vindos da China, Sim ou Não?

Qual a vossa opinião quanto ao aumento de dispositivos vindos da China com mais e melhor qualidade? Acham positivo?

A minha opinião é que sim!

As vantagens baseiam-se no facto da lei da concorrência, que faz com que as empresas que dominam o mercado olhem para algumas boas soluções de equipamentos chineses e  adoptem as mesmas ideias ou reforcem os seus equipamentos com elas. E depois claro para nós o Consumidor final que ganha bastantes alternativas em várias alternativas de preço.

[Opinião] Equipamentos vindos da China, Sim ou Não? 1

O pódio de fabricantes é composto actualmente pela Apple, Samsung e de logo de seguida a Huawei. Mas as ofertas de qualidade não se sgotam nos nomes “grandes”, que dizer por ex. da Xiaomi e dos seus últimos equipamentos?

A Xiaomi tem um historial relativamente curto desde 2011 , mas a verdade é que mesmo apesar de algum abrandamento tem estado sempre em expansão , sempre melhorando e termina o Ano de 2016 em altas com o MI5S / MI5S Plus e ainda com os lançamentos do MI NOTE 2 e MI MIX! É o 4º maior construtor mundial! E depois temos outras empresas como a One Plus a Oppo a Meizu a Vernee e Oukitel por exemplo com muitos e bons equipamentos a bons preços.

Temos também grandes empresas a competir no segmento de hardware não fosse ele quase todo vindo da China, como a Mediatek, eles que agora lançam o novo Helio X-25 o primeiro CPU Mobile com arquitectura Tri-Clusters e 10 processadores (Deca Core) com o lançamento do Vernee Apollo que aposta em VR , ou a Rockship outra empresa de CPU’s que são bastante usados em boxes Android e outros equipamentos do género .

Temos um mundo infinito de escolhas de equipamentos Android quer sejam Smarthphones , Boxes ou Wearables tudo isso graças a esta explosão de equipamentos vindos da China.

Caso esta maré de equipamentos vindos de mercados chineses não tivesse forma de chegar até nós, o mercado continuava apenas com as grandes marcas mundiais já faladas em cima. De realçar que a Huawei começou assim em pequena e que se tornou num gigante da industria e a Xiaomi vai no seu encalço.

[Opinião] Equipamentos vindos da China, Sim ou Não? 2

As grandes lojas Online e os seus parceiros têm contribuído bastante para esse aumento, lojas como Gearbest , IGOGO , Gizmochina a própria Aliexpress e Oppomart para citar exemplos de algumas delas, mas existem muitas mais, e ainda outras que são europeias mas que os equipamentos vêm da China à mesma e contribuem também para a maior visibilidade de muitos equipamentos que até então eram desconhecidos do público.

[Opinião] Equipamentos vindos da China, Sim ou Não? 3

O poder da internet de podermos encomendar na comodidade da nossa casa alterou por completo também o panorama das lojas físicas. agora em vez de irmos ás lojas nas grandes superfícies comerciais começamos a comprar quase tudo online de electrónica “Made In China”muito por culpa do IVA que em PT é taxado exorbitantemente como sabemos e como a maioria de nós temos amor ao dinheiro que temos, queremos sempre poupar. Isto leva-nos a encomendar e comprar a electrónica vinda da China , o que começou por necessidade agora diga-se que é um prazer. Mandar vir um equipamento que se bate com um Samsung ou Apple, e que mostramos aos nossos amigos que têm um destes e eles ficam todos meio envergonhados e com as desculpas normais de que gastaram  800 a 1000 num equipamento que é batido por um de metade do preço .

 

O terror da Alfãndega

Mas este mundo das compras online oriundas da china não é só maravilhas, temos a questão das alfandegas que nos fazem tremer quando pensamos adquirir um equipamento vindo da China, temos algumas lojas como Gearbest e mais umas, que nos dão a opção de passar por Espanha e assim entrar em PT via terrestre sem alfandega . Mas é preciso ter sempre em atenção que muitas das vezes o envio via Espanha tem de estar bem explicito pois tenho um amigo que em vez de seguir estas indicações mandou vir de um Site espanhol mas caiu no erro de escolher a opção Aereo directo para Portugal e ficou 4 meses para desalfandegar o mesmo… é preciso ler bem os modelos de entrega e transporte , mas já há uma série de sites conhecidos em que se consegue fazer isso.

E a garantia?

Em seguida vem a questão das garantias, o fenómeno levou que muitos tivessem (o que é normal) o azar de um equipamento avariar e depois ficarem sem saber o que fazer.

Esse é o principal problema em adquirir o equipamento de origens distantes como a China salvo algumas marcas e excepções .

Há marcas que desde que o equipamento seja comprado numa loja certificada, eles dão garantia de 1 ano e outras em que temos a opção da garantia ser coberta por quem vende e não pela marca directamente. Basicamente muitos têm a opção de estender a garantia por mais tempo pagando uma quantia adicional . Se será bom ou mau não sei, eu tenho comprado sempre assim e até hoje nunca tive problemas com garantias, não podemos esquecer que um equipamento de 150€ comprando na China sem garantia e sem pagarmos IVA está sujeito a que tenhamos um azar de acontecer alguma coisa e aí para ser reparado ou trocado podemos ter que pagar portes do mesmo para a China.

Se acontecer alguma coisa no próprio transporte como o equipamento estar danificado perdido etc , as lojas mais conhecidas e mesmo o  ALIEXPRESS sempre me devolveram o dinheiro e mandaram um produto novo. Agora vai do que cada um estiver disposto a investir no produto.

Dito isto será que compensa mandar vir da china um equipamento com pouca ou nenhuma garantia,o que acham ?

Há uma marca em Portugal (Elephone) a vender alguns equipamentos e as pessoas agora têm reclamado porque acham caro, esquecem-se é do pequeno pormenor que a empresa é certificada para a venda em PT que paga impostos e que logo ai os preços dos equipamentos têm de subir em consideração com os da China. Um que custe 150 com IVA passa a 181.5 se somarmos valores de transportes serviços aduaneiros etc… tem de custar de 200€ para cima , perfeitamente normal mas ai já podemos ter as garantias de que por lei temos direito. Uma coisa é termos uma Loja da Marca em PT com garantia e outra é comprar o equipamento vindo da China.

Do ponto de vista do consumidor (como eu) a diversidade de opções é sempre uma vantagem, e por isso considero a possibilidade de comprar equipamentos em lojas chinesas uma excelente opção. Mesmo com eventuais taxas de alfândega e garantia diminuta.

Concordam comigo?

[Opinião] Equipamentos vindos da China, Sim ou Não? 4

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link