Android Geek
O maior site de Android em Português

[Opinião] A importância da memoria RAM nos smartphones

Nos últimos anos temos visto as fabricantes de smartphones decidirem adicionar grandes quantidades de memoria RAM nos seus equipamentos, e passando este a ser o seu foco de markting ao invés do seu SOC, como era habitual até aqui. Mas será essa quantidade de RAM assim tão importante e significativa para os smartphones? A meu ver não existe uma resposta generalizada, temos de olhar para o uso que cada um de nós dá ao seu dispositivo.

[Opinião] A importância da memoria RAM nos smartphones 1Nos últimos dias foi anunciado o primeiro smartphone com 8GB de RAM (Asus Zenfone AR), ou pelo menos é o primeiro smartphone de uma grande fabricante a ser anunciado com tal capacidade, e muito rapidamente começaram as "criticas" um pouco pelas redes sociais e/ou nos fóruns dos interessados pela tecnologia. Está a ser frequente ver utilizadores dizer que 8GB de RAM é um exagero e que na pratica não vão ser utilizados, que já com 6GB de RAM era difícil usar a memoria na totalidade. Pessoalmente considero essas palavras uma autentica barbaridade, e vou tentar explicar porque.

RAM significa random access memory., que faz com que a informação que ela contenha não necessite de ser pesquisada nos dados armazenados na memória ROM, vulgarmente chamado de armazenamento interno, e por consequência pode ser diretamente acedida de forma instantânea. Esta memoria é muito mais rápida que qualquer memoria ROM, independentemente de ter 16, 32, 64 ou 128GB.

[Opinião] A importância da memoria RAM nos smartphones 2A RAM é usada para armazenar dados que estejam a ser usados no imediato, dessa forma, a velocidade do armazenamento interno não é algo que influencie no desempenho. Quando abrimos uma APP, um pedaço da informação da aplicação é carregada na RAM, assim que a mesma seja iniciada. Alguns dados são então transferidos da RAM para um pedaço de memória relativamente mais pequeno, mas ainda assim muito mais rápido, a cache do CPU.

Então e de modo a simplificar como funciona: o CPU é chef desta "traquitana" toda porque é ele que vai ter a responsabilidade de cozinhar toda a informação. A cache são os braços do chefe, porque sem ela era muito complicado aceder à informação. A RAM é a bancada onde o chef coloca todos os ingredientes que necessita no imediato, é ali que colocada tudo aquilo que necessita para não ter de ir à procura na ROM. A ROM, ou armazenamento interno, por sua vez é a dispensa onde tem todos os tipos de ingredientes, aqueles que necessita no imediato e aqueles que não necessita (tudo misturado). Assim dá para lhe dar uma ideia de como seria extremamente lento se o CPU necessita-se sempre de ir à ROM cada vez que necessite de alguma informação.

[Opinião] A importância da memoria RAM nos smartphones 3A RAM também é a responsável por manter os dados que permite a multitarefa. Alguns smartphones disponibilizam agora o multi-tasking, onde é possível abrir duas aplicações ao mesmo tempo no ecrã, e para isso é necessário uma boa quantidade de RAM.

E para mim a mais importante de todas, é a vantagem de podermos alternar entre aplicações sem ter que começar do zero, cada vez que abrimos uma aplicação. Mesmo se uma app não estiver a ser usada em segundo plano, a RAM é usada para criar um estado que permite que a mesmo já esteja num modo "pré-carregado", e por isso abrir muito mais rapidamente.

Então mas quanta memoria RAM preciso de ter no meu smartphone?

Essa é uma pergunta que só tu sabes responder. Tu é que sabes a quantidade de aplicações que costumas usar, e com que frequência abres as mesmas. Uma coisa é certa, se és utilizador das redes sociais, no mínimo 2GB de RAM, e o limite é o céu.

Pessoalmente não acho que seja desnecessário 8GB de RAM. Certamente que 90% dos utilizadores que comprarão nos próximos 12 meses, um telefone com 6 ou 8GB de RAM, não farão uso da mesma... e que certamente um smartphone com 4GB de RAM fazia perfeitamente esse papel, mas podendo ter um telefone com essa capacidade, porque não adquirir?

[Opinião] A importância da memoria RAM nos smartphones 4

Contudo continuo com a ideia que é mais importante ter um smartphone equilibrado do que um com muita RAM. É muito mais importante um bom processador com uma boa quantidade de RAM, do que ter muita memoria RAM e um processador mais fraco. Não se iludam com os "octa core" ou pelos "deca core", isso só por si nada serve, e não é significado de coisa nenhuma.

Para os mais distraídos ou menos informados,  o melhor processador atualmente nos dispositivo Android, é um "simples" Quad Core, o Snapdragon 821... obviamente que é uma opinião pessoal, mas abordaremos esse assunto em outra oportunidade.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais