Android Geek
O maior site de Android em Português

#OmundoVistoAtravésDoTelemóvel Exposição de fotografias na Fundação Portuguesa das Comunicações com o apoio Phone House

São 62 as fotografias tiradas com telemóveis que vão estar patentes de 15 de março a 14 de abril de 2018 na Galeria dos Arcos da Fundação Portuguesa das Comunicações, na Rua do Instituto Industrial, nº 16, 1200-225 Lisboa.

Nos últimos três anos, Hans-Jürgen Müller e M.Margarida Pereira-Müller, fotógrafos amadores com diversas exposições de fotografia, usaram os seus telemóveis – tal como atualmente a maioria das pessoas – para captar momentos.

#OmundoVistoAtravésDoTelemóvel Exposição de fotografias na Fundação Portuguesa das Comunicações com o apoio Phone House 1

O desenvolvimento e a popularização dos telemóveis, que muito rapidamente passaram a integrar funções de máquinas de fotografar, tornaram a fotografia acessível às grandes massas. Telemóveis e câmaras ficaram intimamente ligadas como um resultado da larga adoção de apps móveis e das exigências dos consumidores para as possibilidades de captar e partilhar imagens diretamente a partir dos seus telemóveis.

Nesta mostra todas as fotografias foram tiradas com telemóveis. Mesmo quando usam a sua máquina fotográfica, Hans-Jürgen Müller e M.Margarida Pereira-Müller não dispensam captar algum momento com o telemóvel, especialmente quando o querem partilhar de imediato. O telemóvel, como companheiro de viagem sempre à mão, é a porta de entrada sempre aberta para uma fotografia consciente.

 

Segundo escreve no catálogo Christian Müller-Rieker, Administrador Executivo da Federação Alemã da Indústria da Fotografia, “na escolha das suas fotografias, M. Margarida Pereira-Müller e Hans-Jürgen Müller puseram o foco na estética das imagens e menos na perfeição técnica, mas o que realmente importa é o olhar sobre o motivo e a composição da imagem. Assim, instantâneos tornam-se pequenas obras de arte que temos de ficar a olhar longamente.”

A inauguração é a 15 de março de 2018 às 18h30.

Sobre os fotógrafos

Uma família de fotógrafos amadores com uma série de exposições, individuais e coletivas. Hans-Jürgen Müller começa a viajar aos 10 anos, integrado no grupo de jovens da paróquia da sua Bad Godesberg (Alemanha) natal. Assim que fez 18 anos, tira a carta de condução, compra um carocha em 2ª mão e parte para Sul, rumo a Espanha. Aos vinte e poucos anos descobre a fotografia. Usa rolos a preto e branco que ele próprio revela num minilaboratório que monta na cave da casa dos Pais.

  1. Margarida Pereira-Müller vem duma família que percorreu Portugal e as suas colónias. Consegue a sua primeira máquina fotográfica ainda criança através dum concurso da Tartex. Aprende a revelar num curso de fotografia no Instituto de Odivelas, onde tirou o liceu.

Na década de oitenta, Hans-Jürgen Müller e M. Margarida Pereira-Müller solidificam o seu prazer pela fotografia ao comprar uma máquina reflex e ao começar a viajar sistematicamente por esse mundo fora.

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link