O que podemos fazer com a IA em smartphones?

Embora já exista há bastante tempo, muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro poder e como pode ser utilizada no dia-a-dia.

A inteligência artificial é um dos tópicos de tendência nos dias de hoje. Embora já exista há bastante tempo, muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro poder e como pode ser utilizada no dia-a-dia. Uma das formas mais importantes através da qual a inteligência artificial pode mudar as nossas vidas é ajudando-nos a gerir os nossos smartphones e a lidar com as tarefas do dia-a-dia como lidar com e-mails, fazer chamadas ou marcar compromissos. Assim, se tem estado a perguntar-se o que pode a inteligência artificial fazer com o seu smartphone e quais são as suas aplicações, abaixo mencionadas estão algumas das principais vantagens que obterá com a utilização de um assistente baseado em IA no seu smartphone. Vamos dar uma vista de olhos:-Respostas de correio electrónico mais rápidas e precisas: Veja também como pode usar a IA para notícias!

O que podemos fazer com a IA em smartphones? 1

Os emails são hoje em dia um dos mais importantes meios de comunicação. É quase impossível imaginar as nossas vidas sem e-mails, uma vez que o temos ligado a quase todas as outras aplicações e tarefas nos nossos smartphones, desde fazer chamadas e gerir horários até escrever posts em blogues. Portanto, uma forma mais rápida de responder aos seus e-mails não só nos pouparia tempo como também nos garantiria que nenhum e-mail importante caísse por fendas ou acabasse por ficar sem leitura/sem resposta. Hoje em dia, existem muitas aplicações móveis baseadas em inteligência artificial que o ajudam neste aspecto, uma vez que não só respondem com precisão, como também enviam respostas automáticas quando alguém envia um e-mail em que a 'resposta' foi solicitada pelo remetente.

Bem, estas foram algumas das principais formas em que pode utilizar inteligência artificial nos seus smartphones. Assim, se está a pensar mudar o seu estilo de vida ao obter uma destas aplicações, certifique-se de que escolhe primeiro uma aplicação assistente segura e fiável baseada em IA, para que o ajude em todas as tarefas, e não apenas a fazer chamadas ou a enviar e-mails. É porque qualquer inteligência artificial dependerá da quantidade de informação que lhe tenha sido fornecida sobre as nossas actividades diárias e a situação actual antes de nos dar resultados.

Portanto, prepare-se para acolher a nova era em que a Inteligência Artificial já está presente em dispositivos portáteis como os smartphones. Estamos certos de que este artigo o ajudaria a compreender o que a IA pode fazer por nós, bem como como podemos utilizar plenamente os seus recursos.

O que é inteligência artificial e como é que funciona?

  • Inteligência artificial, ou AI, resumindo, é a capacidade de uma máquina imitar o comportamento humano e resolver problemas que normalmente são feitos por humanos. Como já deve saber, a maioria dos smartphones hoje em dia têm bases de dados internas (chamadas "bases de dados") onde armazenam todos os seus dados sobre chamadas feitas/recebidas, mensagens recebidas/enviadas, etc. Agora, o que acontece quando utilizamos os nossos smartphones para processar informação - então basicamente a funcionar como um computador?

O smartphone recolhe novos dados (a partir de e-mails enviados/recebidos) e armazena-os na base de dados num determinado formato. Assim, o que os assistentes baseados em IA fazem é processar esta informação através de técnicas de reconhecimento de padrões que os ajudam a compreender melhor as suas necessidades e a fornecer uma resposta].Talvez esteja ciente do facto de que os computadores não conseguem compreender a fala humana. Além disso, também têm dificuldade em "compreender" que tipo de informação está a fornecer - e-mails, mensagens ou mesmo imagens. Assim, quando dá os dados do seu smartphone a aplicações baseadas em IA, este utiliza então técnicas de reconhecimento de padrões para processar esta informação e fornecer-lhe uma resposta apropriada. Obviamente, nenhum computador (ou smartphone) é perfeito para compreender os humanos e responder em conformidade; haverá alturas em que simplesmente não saberá como responder ou interpreta mal a mensagem como spam. No entanto, alguns podem também utilizar métodos básicos de aprendizagem de máquinas para melhorar o seu desempenho ao longo do tempo sem que tenhamos de os treinar especificamente sobre as nossas preferências pessoais.

Relacionado:  Meizu planeia regresso com Blue Charm em smartphones, tablets, wearables e produtos IoT

Quais são as vantagens de assistentes baseados em IA?

  • Já há algum tempo que utilizamos smartphones, mas há sempre espaço para melhorias. Hoje em dia, dependemos deles para armazenar todos os nossos dados sobre chamadas/mensagens telefónicas; eles também nos permitem fazer chamadas telefónicas, enviar mensagens ou navegar na Internet.

No entanto, o que acontece quando esquecemos o nosso smartphone em casa e o deixamos sem bateria porque estamos a planear utilizar o computador do escritório em vez de trazer ambos? É provável que se sinta perdido sem ele! Mas espere - e se tivesse uma aplicação assistente baseada em inteligência artificial que o ajudaria em tais situações? Não seria bom se o seu assistente pudesse responder a e-mails de clientes ou colegas enquanto estava fora do seu escritório? E então talvez até respondendo-lhes citando-lhes alguma informação? Podem também ajudá-lo a gerir as suas tarefas e lembrá-lo de datas importantes. No entanto, a característica mais útil que os assistentes baseados em IA oferecem é a sua capacidade de conhecer as suas preferências e construir um perfil sobre elas, para que compreendam o que deseja quando utiliza palavras ou frases específicas. Por exemplo, digamos que alguém faz uma pergunta num e-mail que requer julgamento humano (tal como "Tomei a decisão certa ao escolher esta empresa?").

Seria melhor se perguntássemos ao nosso assistente de smartphone em vez de tentarmos julgar-nos a nós próprios! Além disso, as aplicações baseadas em IA são uma excelente forma de armazenarmos toda a nossa informação num único local - os smartphones têm agora enormes capacidades de armazenamento (centenas até milhares de gigabytes) e SoCs mais que capazes de fazer com que a nossa vida seja bem mais fácil com a ajuda da IA.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!