O que há de novo no Android 12?

O consenso geral parece ser que esta pode acabar por ser uma das maiores actualizações para o Android de todos os tempos, mesmo que não haja alterações radicais.

Já se passaram alguns dias desde que o Google lançou a primeira versão de programador para Android 12, e isso dá a todos a possibilidade de molhar os pés. O consenso geral parece ser que esta pode acabar por ser uma das maiores actualizações para o Android de todos os tempos, mesmo que não haja alterações radicais.

O que há de novo no Android 12? 1

Como instalar o Android 12 Developer Preview

Se querem saber o que vão encontrar quando Android 12 sair no final deste ano, nós reunimos quase todas as mudanças "principais". Há muito o que ver, então vamos mergulhar!

Semitransparência, em todo o lado

O que há de novo no Android 12? 2

Por uma razão ou por outra, parece que o Google está a preparar-se para lançar uma das maiores revoluções de como o Android parece e se sente. Esta não é uma atualização tão grande quanto o Material Design, mas assim que a visualização do Android 12 for instalada, o utilizador poderá começar a ver as mudanças.

Mudanças no ecrã de bloqueio

Para o bem ou para o mal, não mudou muito no relógio de ecrã de bloqueio do Android nos últimos anos. É possível que isso vá mudar em algum ponto com o Android 12, já que há uma nova IU de notificações de ecrã de bloqueio presente na primeira visualização do programador. Como acontece com muitos dos recursos  "novos”, isso vem desactivado por padrão, mas a ideia é mudar o layout. Isso inclui um relógio digital muito maior, O widget 'At A Glance' pode ser visualizado no canto superior esquerdo.

Máscara de notificação semitransparente

Em anos anteriores, a aba de notificação do Android oferecia fundos brancos ou pretos sempre que exibia as notificações ou configurações rápidas. Agora, isso foi alterado para um fundo semitransparente, com tons azulados, dependendo do tema do sistema.

O que há de novo no Android 12? 3

Novas ferramentas de tema

Outro recurso encontrado no Android 12, mas ainda não ativado para os utilizadores finais, é o sistema de temas baseado em papeis de parede. Quando ativado, o vosso Pixel selecionará a cor primária do papel de parede que estão a usar e, logo de seguida,, mostrará a cor em toda a interface. Isso inclui adicionar um pouco de cor à aplicação Configurações, com o uso dessa cor como o acento para os alternadores de Configurações rápidas.

Botão para adiar notificações

Com o Android 11, o Google apresentou uma maneira de o utilizador suspender as notificações, mas exigia muitas etapas. O utilizador tinha que deslizar, tocar no ícone Snooze e selecionar a duração. Mas o problema era que podia acidentalmente deslizar longe demais e ignorar a notificação. O Android 12 adiciona um botão de Snooze totalmente novo, o que torna muito mais fácil suspender as notificações sem as apagar acidentalmente.

Expandir ou reduzir as notificações

Além do novo botão Suspender, há uma nova maneira de expandir ou recolher as notificações. Em vez de tentar pressionar a seta minúscula no lado direito da notificação, agora podem apenas tocar no ícone da aplicação para ler mais sobre a notificação ou tocar novamente para recolhê-la.

Silky Home

Há algumas alterações na aplicação Configurações, mas isso não é nada comparado ao que poderemos ver em futuras visualizações do programador. O Silky Home oferece uma reformulação do design da interface e, mais de salientar, da aplicação Configurações. Este é um recurso que deve ser ativado através do ADB e, quando executado, empurra todo o conteúdo para baixo na página.

A Silky Home adiciona mais espaço entre as opções, e oferece uma usabilidade muito melhor para quem usa apenas uma mão. Não é uma decisão inesperada, mas parece que o Google pretende trazer a interface One UI 3.0 da Samsung para o Android.

Modo de uma mão

Com os telefones cada vez maiores fica mais difícil de usar um smartphone com uma mão, o Google está a trabalhar num Modo com uma só mão. No entanto, não será como o da Samsung, que encolhe o ecrã inteiro num dos cantos inferiores. Em vez disso, o Android 12 trará algo semelhante ao iOS da Apple. Quando ativado, o conteúdo será movido para baixo verticalmente, deixando um espaço vazio na parte superior.

No seu esforço recente para tornar o Android 12 mais fácil de usar com uma mão, há um gesto totalmente novo disponível para ver as notificações. Em vez de realizar a sempre frustrante ginástica com os dedos até chegar ao topo de ecrã e puxar as notificações para baixo, podem deslizar de baixo para cima (perto da barra de navegação) e a aba de notificação aparecerá. Isso está disponível em qualquer aplicação e não se limita apenas ao ecrã inicial.

Editor de ecrã atualizado

O que há de novo no Android 12? 4

O Android 12 apresenta algumas novas maneiras de editar as capturas de ecrã e imagens antes de enviá-las. O primeiro permite adicionar emojis ao lado de qualquer outra anotação que fizer na imagem.

Capturas de rolagem

Um recurso que os proprietários dos Google Pixel têm clamado são as capturas de ecrã de rolagem. Houve muito entusiasmo depois de isso ter sido visto como parte da visualização do programador Android 11, mas foi removido antes do lançamento final.

Com o Android 12, as capturas de ecrã de rolagem voltaram, mas não está habilitado por padrão, não há como dizer se o Google vai manter esta funcionalidade. Embora outros fabricantes de telefones já tenham adicionado esse recurso ao software,  o Android adicionaria paridade de recursos para ainda mais dispositivos, independentemente de o utilizador ter um Pixel ou não.

Escondam o entalhe ou orifício da câmara frontal

Desde que a câmara num buraco no ecrã foi introduzida, os fabricantes de smartphones oferecem opções para “ocultar” a câmara com um fundo preto ou mover a barra de status. O Google adicionou outra opção para o Pixel 5 que preenche totalmente a barra de status, assim, podem ocultar a câmara selfie se for um incómodo para vocês. 

Empilhamento de widgets

O Android sempre teve widgets, e quando a Apple apresentou os widgets no iOS no ano passado, não havia muito o que escrever. No entanto, parece que o Google gosta da ideia de como o iOS lida com vários widgets empilhados juntos. Mishaal Rahman, do XDA Developers, descobriu os espaços inteligentes “aprimorados” e “expandidos”. Isso está numa fase de desenvolvimento extremamente inicial, é perfeitamente possível que o empilhamento de widgets no Android seja guardado para o próximo ano.

Opção adicional de grade de ecrã inicial

Poder alterar a aparência do ecrã inicial é um dos melhores recursos do Android. O Google adiciona outra maneira de o fazer com a nova opção de grade 4 × 5 para o Pixel Launcher. Parece não estar disponível em todos os dispositivos Pixel, já que aqueles com o Pixel 3a não foram brindados com esta opção.

O que há de novo no Android 12? 7

Bloqueiem o uso da câmara e do microfone com um toque

O Google está definitivamente a aumentar os controlos de privacidade no Android e há um recurso experimental para facilitar o bloqueio de alguns recursos . Esse recurso não apenas adiciona avisos pop-up quando o microfone e a câmara são usados, mas também alguns novos botões em Configurações rápidas.

Pixel 5 'Double Tap'

O que há de novo no Android 12? 8

O que começou como um recurso de acessibilidade no iOS tornou-se um recurso de atalho que o Google está a tentar apresentar o Android. No iPhone, há um recurso que pode ser habilitado para realizar uma infinidade de tarefas simplesmente ao tocar na parte de trás. Isso inclui coisas tão simples como mostrar a aba de notificação até executar um atalho por meio da aplicação Atalhos.

O Google está a trabalhar em algo semelhante no Android 12, mas atualmente é apenas para proprietários de Pixel 5. Quando ativado, um toque duplo fará uso do acelerómetro e giroscópio do Pixel 5 para detectar o gesto. O recurso está habilitado por padrão, mas parece não estar a funcionar ainda. Quando chegar a hora, o utilizador poderá selecionar uma das cinco opções:

  • Abrir o Assistente
  • Tirar captura de ecrã
  • Reproduzir e pausar Media
  • Ver as aplicações recentes
  • Abrir notificações

Envie passwords Wi-Fi para outras pessoas com partilha de proximidade

Partilhar a password de WiFi com outras pessoas pode ser uma dor, porque geralmente é uma matriz de letras, números e / ou símbolos que não tem necessariamente uma lógica. Mas o Nearby Share permite que partilhem uma rede WiFi apenas digitalizando um código QR que aparece no telefone anfitrião. Ou podem tocar num botão Nearby Share e enviá-lo para um telefone próximo

Alterar quais as aplicações aparecem nos controlos de media

O Android 11 apresentou novos controlos de de multimédia que aparecem no painel de notificações, o que torna mais fácil controlar músicas ou vídeos. Podem deslizar entre as aplicações que reproduzem multimédia recentemente, mas com o Android 12, podem escolher quais as aplicações que aparecem nesta notificação.

Navegação melhorada em aplicações de ecrã inteiro

Em iterações anteriores, o utilizador tinha que deslizar para revelar a barra de navegação com uma aplicação de ecrã inteiro. O Android 12 muda isso, permite que passem o dedo apenas uma vez para realizar um gesto, mesmo se estiverem a usar uma aplicação de ecrã inteiro. Pode parecer algo trivial, mas a mudança torna mais fácil sair de uma aplicação se precisarem, sem ter que executar vários deslizes.

Quais são os dispositivos são compatíveis com o Android 12 neste momento?

O que há de novo no Android 12? 13

Se quiserem colocar as mãos no Android 12 antes do início do programa beta, em maio, podem experimentá-lo. Mas, como é o caso com as pré visualizações de programadores Android e versões beta, estão disponíveis apenas em dispositivos selecionados. Aqui estão os dispositivos em que podem testar o Android 12:

  • Pixel 3 / XL
  • Pixel 3a / XL
  • Pixel 4 / XL
  • Pixel 4a / 4a 5G
  • Pixel 5

Quando será lançado o Android 12?

No ano passado, o Android 11 viu a sua primeira pré visualização para programadores lançada em fevereiro, mas a versão final só chegou a dispositivos Pixel no início de setembro. Com o Android 12, parece que o Google manterá uma programação semelhante, embora possamos ver os primeiros betas disponibilizados já em maio.

O que há de novo no Android 12? 14

A razão para o intervalo de tempo entre a visualização do programador e o lançamento final é o Google colocar o software nas mãos dos programadores. Isso facilita a detecção e correções de bugs, em conjunto com recursos adicionais que são adicionados ou removidos antes que a versão final seja lançada.

Vai demorar um pouco até que a versão estável do Android 12 chegue a dispositivos não Pixel. Os fabricantes de telefones precisam de tempo para fazer as suas próprias skins compatíveis com os novos recursos, enquanto implementam coisas que o Google pode não ter. É muito provável que o vosso novo Galaxy S21 não veja a atualização até ao início de 2022.

Devem instalar o Android 12?

Devem evitar o download de qualquer Developer Preview, a menos que sejam um programador. Mesmo que não pareça haver muitas adições de recursos importantes, a compatibilidade de aplicações é facilmente prejudicada e podem até acabar com um telefone que não funciona corretamente. Pode ser tentador testar o software mais recente antes do seu lançamento final, mas os bugs podem ser desagradáveis ​​e podem perder dados importantes no vosso telefone.

Se realmente desejam entrar no comboio da onda do Android 12 antes que seja lançado, recomendamos esperar até ao segundo lançamento beta do Android 12. É quando as coisas parecem estabilizar na maior parte das vezes. 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!