O que é uma VPN e como protege o seu computador?

A internet veio revolucionar a forma como vivemos, como trabalhamos e como nos relacionamos. Com o advento dos dispositivos móveis e a democratização das ligações wireless, passámos a estar conectados quase em permanência.

A internet veio revolucionar a forma como vivemos, como trabalhamos e como nos relacionamos. Com o advento dos dispositivos móveis e a democratização das ligações wireless, passámos a estar conectados quase em permanência. E a world wide web tornou-se praticamente numa extensão do corpo humano.

O que é uma VPN e como protege o seu computador? 1

 

No entanto, a proteção online é fundamental para a nossa segurança na rede. Apesar da evolução da tecnologia e da regulamentação do sector, é necessário manter a guarda e não facilitar. Uma falha de segurança, por mais pequena que seja, pode comprometer informação pessoal sensível, que pode resultar em danos irremediáveis. Por isso, as VPN são uma solução absolutamente fundamental para garantir uma navegação segura na internet.

O QUE É UMA VPN?

Antes de tudo importa perceber o que é uma VPN. Afinal de contas, o que é e o que faz? Comecemos pelo nome. As iniciais VPN referem-se a Virtual Private Network, o que traduzido livremente para português, dá algo como Rede Virtual Privada e, como o próprio nome indica, consiste num serviço que permite estabelecer uma ligação à internet encriptada e, por isso, totalmente segura. Hoje em dia existem centenas de VPN no mercado, respondendo à procura dos usuários.

No fundo, o que uma VPN faz é criar uma espécie de túnel na ligação online que impede que hackers ou qualquer tipo de terceiros consigam ver a informação partilhada, seja ela mensagens, as suas pesquisas no motor de busca, os dados do cartão de crédito numa compra de comércio eletrónico ou o conteúdo de um download, por exemplo. Por recorrer a tecnologia avançada de encriptação, este túnel não pode ser penetrado. Pode assim usar a VPN como uma extensão do seu navegador, aumentando os seus níveis de proteção online enquanto navega online.

DO QUE PROTEGE UMA VPN?

As VPN são assim uma forma fácil, simples e extremamente eficaz de garantir a sua proteção online. É fácil perceber todas as suas vantagens, especialmente para quem passa muito tempo na world wide web e usa esta para comunicar, para fazer comprar ou mesmo para trabalhar. É que, hoje em dia, é impossível não estarmos na rede e, por isso, importa termos noção de quais os melhores navegadores para ter mais privacidade na rede.

As redes virtuais privadas permitem assim vários benefícios. Uma delas é o fato de poder contornar bloqueios de sites. Por exemplo, com uma VPN pode aceder a um serviço de streaming que esteja bloqueado no seu país, ao mascarar o seu endereço de IP. Com isso, garante ao mesmo tempo a sua privacidade, o que é extremamente vantajoso no comércio eletrónico, em sites como a Amazon ou o AliExpress, uma vez que o protege de possíveis burlas ou que os seus dados bancários sejam clonados.

Relacionado:  Afinal o Galaxy Z Fold 3 da Samsung é efectivamente mais resistente que o antecessor

Finalmente, mas não menos importante, as VPN garantem também uma segurança acrescida nas redes wireless públicas. Como estas ligações são abertas ao público em geral, os seus níveis d esperança são muito baixas e acabam por serem um alvo muito procurado por bandidos virtuais. Para quem utiliza estas ligações para trabalhar ou para efetuar outras operações sensíveis online, as VPN torna o processo mais seguro e protegido.

EM QUE CASOS A VPN NÃO O PROTEGE?

Apesar de todos os seus benefícios, existem situações em que a VPN não garante proteção e é preciso estar consciente disso. Muitas pessoas instalam uma rede privada virtual e depois baixam a guarda, pensando que estão protegidos contra todas as ameaças virtuais. E isso não é verdade.

Por exemplo, uma VPN não garante proteção contra sites desprotegidos e sem certificado e protocolo de segurança. Por isso, é fundamental ter sempre noção das páginas que visita, onde efetua compras online e em que canais digitais partilha a sua informação. A VPN também não o protege de malware, essa grande ameaça que, atualmente, é mais nociva que os vírus tradicionais.

RESUMO E CONCLUSÃO

Uma Rede Privada Virtual é assim uma forma muito eficiente e simples de estabelecer uma conexão à internet mais segura, aumentando os níveis de privacidade e, consequentemente, de liberdade dentro da própria world wide web. São várias as vantagens e, por isso, este é um serviço cada vez mais procurado pelos usuários.

No entanto, é fundamental não dar por garantida a sua segurança online, porque apesar da sua eficácia, as VPN não resolvem todos os problemas. Não deve nunca facilitar com informação sensível na internet e, acima de tudo, deve sempre adotar uma postura sensata, responsável e inteligente quando navega na rede.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!