O que é o Wi-Fi Direct e como o utilizar?

connectivity between smart tv and smartphone through wifi connection. All screen content is designed by us and not copyrighted by others and created with digitizing tablet and image editor

A melhor resposta: Wi-Fi Direct é uma ligação peer-to-peer entre dispositivos que permite uma transferência de dados mais rápida do que o Bluetooth com menor latência do que o Wi-Fi através de um router.

O Wi-Fi Direct é uma forma de ligar dispositivos sem um router sem fios. Para o utilizar, precisa de se certificar de que os seus dispositivos são compatíveis e depois seguir as instruções de ligação.

A melhor resposta: Wi-Fi Direct é uma ligação peer-to-peer entre dispositivos que permite uma transferência de dados mais rápida do que o Bluetooth com menor latência do que o Wi-Fi através de um router. Pode utilizá-lo no Android com a funcionalidade Cast Screen em certos dispositivos e a funcionalidade Nearby Share de partilha de ficheiros.

O que é o Wi-Fi Direct e como o utilizar? 1

O Wi-Fi Direct move os dados mais rapidamente e com menor latência.

O Wi-Fi Direct funciona muito como uma ligação Wi-Fi normal, excepto que em vez de se ligar a um router, permite que os dispositivos se liguem directamente uns aos outros. Isto irá permitir-lhe ligar-se sem precisar de estar dentro do alcance de um ponto de acesso Wi-Fi. Além disso, esta ligação directa permite uma maior taxa de transferência e uma menor latência.

O que é o Wi-Fi Direct e como o utilizar? 2

 

Uma forma desta tecnologia ter sido implementada no Android é com a funcionalidade Nearby Share. O Nearby Share permite aos dispositivos Android enviar ficheiros uns para os outros de forma rápida e segura. Isto é mais importante do que nunca à medida que o tamanho dos ficheiros cresce com a tecnologia 4K e HDR, especialmente para vídeos.

Se quiser partilhar algo no seu telefone Android, pode seleccionar a opção Nearby ou Nearby Share. Depois, pode activar a funcionalidade para ser encontrada pelo telefone que envia o ficheiro no dispositivo receptor. Pode escolher se quer ou não ser visto por todos ou apenas pelas pessoas que deseja permitir. Os dispositivos irão usar Bluetooth para estabelecer uma ligação Wi-Fi Directa para transferir o ficheiro. Alguns telefones irão até mostrar o ícone do Wi-Fi Directo.

Partilhar é fácil

Também pode enviar gigabytes de dados em apenas um minuto ou dois. Isto significa que pode partilhar as suas memórias com a família ou amigos sem perder nenhuma qualidade ou esperar por um serviço de mensagens para processar o vídeo em qualidade inferior. Talvez a melhor parte desta funcionalidade é que qualquer telefone moderno Android pode usá-lo, incluindo os telefones Android mais recentes. Pode até usá-lo para partilhar com o Chromebooks.

O que é o Wi-Fi Direct e como o utilizar? 3

O Wi-Fi Direct também permite a gravação de áudio e vídeo do seu ecrã numa televisão ou monitor. Com um dispositivo compatível, incluindo muitos dispositivos de streaming como o Roku, ou mesmo a sua televisão inteligente, pode ligar rapidamente o seu telefone. O Wi-Fi Direct também permite uma menor latência do que o Chromecast, que passa através do seu router. Se você veio do ecossistema Apple, funciona muito como o Airplay.

Para usar este recurso, você pode usar a opção de tela de elenco no Android. O seu dispositivo Wi-Fi Direct irá aparecer, e depois de ter aprovado a ligação, pode começar a usá-lo. Pode ver os seus dispositivos conectados na secção Wi-Fi Directo das suas definições Wi-Fi. Em alguns dispositivos como os telefones Samsung Galaxy, a configuração é encontrada num submenu quando se liga a um ponto de acesso Wi-Fi. Na maior parte das vezes, é mais fácil procurar as definições.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!