O que é o revestimento Zeiss T * que alguns smartphones usam nas suas câmaras?

É um smartphone que se destaca pelo seu poder de desempenho e pelas suas câmaras, recordamos que as câmaras são feitas em colaboração com a Zeiss, uma das empresas mais respeitadas do mercado.

O Vivo X60 Pro Plus é o novo topo de gama da Vivo, que não temos disponível em Portugal, mas que é possível importar em várias lojas chinesas. É um smartphone que se destaca pelo seu poder de desempenho e pelas suas câmaras, recordamos que as câmaras são feitas em colaboração com a Zeiss, uma das empresas mais respeitadas do mercado.

Nas suas especificações podemos ver que faz uso do revestimento Zeiss T *, tecnologia que muitos desconhecem.

O revestimento T * é uma tecnologia proprietária da Zeiss, que promete ser uma das mais valias nas câmaras deste novo Vivo X60 Pro Plus e de outros smartphones que o utilizem. Para quem não sabe o que é essa tecnologia Zeiss, a própria empresa explica mais sobre o que é e como funciona.

Zeiss e Vivo estão juntas

Zeiss e Vivo já anunciaram a colaboração há meses, algo que vimos na apresentação dos novos smartphones Vivo. Com essa tecnologia, a empresa pretende acabar com os brilhos e as chamadas imagens fantasmas (imagens fantasmas ou Ghost em inglês). Quando falamos de tirar fotos queremos sempre o melhor resultado possivel, por isso a empresa criou revestimentos anti-reflexos que eliminam esses problemas.

O que são imagens fantasma (ghost) ?

Fotos de efeito fantasma

Ghosting, é um efeito bastante comum ao tirar fotos HDR. Este efeito consiste numa espécie de repetição de um elemento que estava em movimento durante a captura. É chamado assim porque, ao sobrepor essas fotos com diferentes exposições ( HDR) o elemento em movimento parece ter um fantasma por trás.

Relacionado:  Afinal o Galaxy Z Fold 3 da Samsung é efectivamente mais resistente que o antecessor

O tipo e a qualidade do efeito fantasma é algo que depende da situação, especialmente iluminação, se houver uma fonte de luz brilhante, é possível verificar esse efeito sobre uma grande área da foto.

A tecnologia de revestimento Zeiss T *, como a utilizada no equipamento Vivo, procura acabar com este efeito e marcar a diferença nessas fotos.

Revestimento Zeiss T * e a sua importância em HDR

T Coating Zeiss

Numa situação de alta faixa dinâmica o utilizador corre o risco de ter aquele efeito fantasma, devido à luz refletida nas áreas destacadas nessa imagem. O modo HDR é uma boa ajuda para diminuir esse efeito, embora seja necessário que haja algo na própria câmara, fisicamente, para ter o melhor resultado. É isso que a Zeiss faz com os revestimentos de lente, o seu revestimento T *, que é essencial em fotos HDR.

É aqui que entra o revestimento Zeiss T *, que é basicamente esse revestimento. A sua presença elimina quase completamente os efeitos indesejados desse efeito fantasma, como reflexos. A marca criou lentes de câmara que utilizam essa tecnologia anti-reflexo, para que as cenas de alta faixa dinâmica sejam obtidas sem distorção. O revestimento Zeiss T *, ajuda a orientar a transmissão da luz de maneira adequada.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!