O que é Android WebView e para que serve?

Vamos ver o que é e para que serve o Android WebView, uma aplicação mais importante do que parece para o funcionamento dos smartphones Android.

Para além das aplicações instaladas pelos fabricantes e operadoras que normalmente chamamos carinhosamente de Bloatware, existem aplicações de sistema nos nossos telefones que são essenciais ao funcionamento do dispositivo. 

Uma delas é o Android WebView, uma aplicação que podem ter descoberto depois de ser atualizado automaticamente no vosso telefone.

Neste artigo, mergulhamos no ecossistema Android para falar sobre um dos seus principais serviços, Android WebView.

Vamos ver a função que tem no vosso smartphone, como podem atualizá-lo, qual as consequências para a segurança do telefone se o desinstalarem e, por fim, como ativá-lo se estiver desactivado por padrão.

O que é o Android WebView e o que faz?

 

O que é Android WebView e para que serve? 1Android WebView é uma aplicação muito importante para o smartphone.

O Android WebView, ou Android System WebView, é um componente do sistema usado pelo navegador Chrome que permite que aplicações Android revelem conteúdo da web. Por exemplo, ao abrir um link no Telegram, ele será visto diretamente na aplicação e não irá obrigar a abrir o navegador Google Chrome, o que torna tudo mais fácil e rápido.

Este componente vem pré-instalado no vosso dispositivo Android, e já perceberam que mantê-lo atualizado é fundamental para a segurança do mesmo.

Também é de grande utilidade para programadores. No site WebView Android, é identificado como um elemento que permite ter mais controlo sobre a interface do utilizador das aplicações e tem "Opções de configuração avançada para integrar páginas da web num ambiente projetado especialmente para a aplicação".

Como atualizar o Android WebView?

Já dissemos que manter o Android WebView atualizado no vosso dispositivo Android é fundamental para a segurança, mas como fazê-lo? O mais normal é que esta aplicação seja atualizada automaticamente com regularidade. Se assim não for. Sigam estes passos para atualizar o Android WebView:

  1. Entrem na Play Store.
  2. Clique no botão de três linhas horizontais no canto superior esquerdo.
  3. Acedam a "Minhas aplicações e jogos".
  4. Se houver uma atualização disponível para Android WebView, aparecerá na secção "Para atualizar". Cliquem no botão "Atualizar" que aparecerá à direita da aplicação e a instalação da nova versão da aplicação começará.
Relacionado:  Huawei pode atrapalhar negócios da Tesla mesmo sem construir um carro

Para não terem que estar sempre a verificar se há actualizações ou não disponíveis para esta aplicação, recomendamos ativem a atualização automática na Google Play Store. Este é o procedimento para fazê-lo:

  1. Abram a Google Play Store e entrem na Página do Android WebView.
  2. Cliquem no botão de três pontos no canto superior direito.
  3. Eacolham a caixa "Atualizar automaticamente".

O Android WebView pode ser desinstalado desactivado?

Sim, é possível desinstalar e desativar o sistema Android WebView do vosso smartphone ou tablet Android. Para a desinstalação, podem aceder à página Android WebView na Google Play Store e clicar no botão “Desinstalar”.

Em vez disso, para desativar o Android WebView, teremos que ir para Configurações> aplicações> Android WebView e selecionar “Desativar”. Ao fazê-lo, estamos a desativar a aplicação e ocultá-lo no telefone. Para ativar basta reverter esta configuração.

Vemos que é possível desinstalar e desabilitar o Android WebView no vosso terminal Android e, assim, fazer os links das aplicações abrirem diretamente no navegador padrão. Mas cuidado, porque isso não é a melhor opção em termos de segurança do vosso smartphone ou tablet Android.

O Google diz que o Android WebView é fundamental para garantir que o utilizador receba as actualizações de segurança mais recentes e outras correções de bugs do sistema operativo, portanto, removê-lo pode levar a problemas com o dispositivo. Antes de desinstalar ou desativar o Android WebView, pensem duas vezes.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!