O inventor das baterias Li-ion está a trabalhar numa alternativa superior

Aos 94 anos de idade o professor John B. Goodenough da Universidade de Austin no Texas conhecido como co-inventor das baterias de lithium-ion continua a trabalhar arduamente. Em conjunto com a investigadora Maria Helena Braga ele desenvolveu uma bateria low-cost que não só é mais segura que a bateria de lithium-ion tradicional como também consegue armazenar mais energia e é capaz de recarregar mais rápido.

Aparentemente a nova bateria tem pelo menos três vezes mais densidade energética comparado com baterias lithium-ion. Tem também um tempo de recarga mais rápido pelo que pode carregar o seu smartphone ou o seu veiculo eléctrico em apenas alguns minutos e não várias horas. Também permite mais ciclos de carga/descarga o que significa que a bateria dura mais tempo.

A bateria usa electrólitos de vidro em vez dos electrólitos líquidos das baterias de lithium-ion. Isto significa que a bateria não forma dendritos se for carregada demasiado rápido que causam fogos e explosões. Há também outros benefícios como as baterias poderem operar a -20 C. e são feitas de materiais mais amigos do ambiente.

Relacionado:  OPPO A16 listado no Geekbench revela Helio G35, 4GB RAM e Android 11

Antes que fique muito entusiasmado lembre-se que a bateria ainda está em desenvolvimento o que significa que não vai estar disponível tão cedo. O professor Goodenough e a sua equipa estão a tentar acelerar o processo de desenvolvimento juntando-se a fabricantes conhecidos de baterias para os ajudar a lançar o produto no mercado.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!