Android Geek
O maior site de Android em Português

O Google removeu este Malware da Play Store, agora é a vossa vez de o apagar do vosso telefone

E embora o Google esteja a fazer o possível para garantir que não haja aplicações prejudiciais no seu mercado de aplicações, algumas inevitavelmente escapam, mas por pouco tempo. Felizmente, o Google não é a única empresa que procura aplicações maliciosas.

A Play Store do Google é local de eleição para obter milhões de aplicações que tornam os nossos telefones úteis de várias maneiras. E embora o Google esteja a fazer o possível para garantir que não haja aplicações prejudiciais no seu mercado de aplicações, algumas inevitavelmente escapam, mas por pouco tempo.

O Google removeu este Malware da Play Store, agora é a vossa vez de o apagar do vosso telefone 1

Felizmente, o Google não é a única empresa que procura aplicações maliciosas. A empresa de segurança Evina também investiga e testa aplicações à procura de malware que possa estar à espreita no interior e publicou recentemente uma lista de 25 aplicações que roubavam credenciais de utilizadores no Facebook. As aplicações foram removidAs da Play Store do Google, mas se tiverem alguma delas no vosso dispositivo, esta é a altura ideal de as excluir e trocar passwords das vossas contas. Quem avisa vosso amigo é.

O Google removeu este Malware da Play Store, agora é a vossa vez de o apagar do vosso telefone 2

A lista (incluída abaixo) contém aplicações com funcionalidades totalmente diferentes: desde jogos de cartas a gestores de arquivos, contadores de passos e até uma aplicação de lanterna. Juntos, acumularam mais de 2 milhões de downloads e todos continham o mesmo código malicioso.

A maneira como o malware funciona é ficar a aguardar o utilizador inicie uma aplicação que permita login pelo Facebook. Em seguida, abre rapidamente uma nova guia do navegador com uma página de login falsa do Facebook e exibe esta armadilha em cima da aplicação que foi aberta inicialmente.

Os utilizadores eram então enganados para colocar os seus detalhes de login no Facebook e o malware copiava estes dados e enviava ao servidor dos programadores.

 

Se têm alguma das aplicações acima instalada, removam-na imediatemente e troquem a password do Facebook. E já que estão com a mão na massa. Ativem a verificação de segurança em 2 passos que não sendo perfeita ainda é uma das formas mais eficazes de combater este tipo de ataques.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!