As ligações WPS devem ser iniciadas manualmente no Android, mas com o Android P, parece que o Google removeu completamente o recurso do sistema operativo. utilizadores do Google Issue Tracker observaram algumas pistas no código Android relacionadas ao WPS que agora estão marcadas como obsoletas (não são mais suportadas), o que leva a especulações de que o Google não pretende reintroduzir o recurso quando o Android P for oficialmente lançado. Ainda assim, as respostas de um funcionário da Google no tópico indicam que a equipa está a investigar o assunto para fornecer esclarecimentos adicionais.

O suporte WPS foi descontinuado do modo Cliente e esse método sairá de circulação imediatamente WifiManager.WpsCallback.onFailed(int) com um erro genérico.

Considerando os problemas de segurança associados ao WPS e ao facto de que muitos routers mais recentes estão a evitar completamente o recurso, a remoção do suporte no nível do sistema operativo provavelmente faz sentido. O WPS foi introduzido numa época antes de toda a gente andar por aí com um smartphone e o Wi-Fi estava longe de ser omnipresente. Num mundo onde a segurança é uma preocupação cada vez maior, o WPS é apenas mais uma brecha que possíveis ladrões de informação podem explorar.

Relacionado:  ASUS Zenfone 8 vai receber pelo menos duas grandes atualizações Android