Android Geek
O maior site de Android em Português

Nvidia MX150 promete 4 vezes mais desempenho que os chips integrados da Intel

A Nvidia fez algumas declarações ambiciosas sobre o desempenho de seu próximo chip gráfico móvel, o MX150, e mostrou as suas especificações. Diz-se que ele irá disponibilizar uma eficiência de desempenho muito melhorada se comparado com o 940MX baseado em Maxwell, e eles alegam que o desempenho pode ser até quatro vezes maior do que os gráficos integrados da Intel.

Embora as placas gráficas e chips são frequentemente associados aos jogos, na realidade eles têm o seu uso em outros locais. Para os não jogadores, ter um chip gráfico dedicado pode fazer uma grande diferença no tempo que demoram a editar fotos, ou vídeo. Os criadores de conteúdo são aqueles que a Nvidia aponta com esta sua nova versão, alegando que o MX150 é um "must-have" para a sua próxima atualização.

Em termos de especificações, este chip ostenta 384 núcleos CUDA, enquanto o 940MX, vêm num pacote de 16nm. Isso é menos 12nmr do que a geração anterior, da série 900. Ele também se associou exclusivamente com as memórias GDDR5, enquanto seu antecessor, muitas vezes é enviado com memórias GDDR3, que são mais lentas.

Conforme relatado, as velocidades de clock também devem ser maiores, embora as especificidades dependem sempre do dispositivo em que o chip é usado, e quão forte é sua solução de refrigeração.

Essas mudanças arquitetónicas devem levar a grandes ganhos de desempenho e eficiência energética. Embora seja sempre importante levar em consideração estas afirmações do fabricante, que normalmente apimentam sempre o desempenho real, já que eles afirmam que o MX150 tem três vezes o desempenho por watt, quando comparado com o 940MX. Edição de fotos também é dito ser até 2,5 vezes mais rápida que o Intel HD520.

A edição de vídeo também mostra uma melhora de 33% em relação ao 940MX, com a operação quatro vezes maior que a do HD520. No geral, é dito que o MX150 disponibiliza quatro vezes o desempenho da do chip da Intel, e fornecer melhorias comparáveis ​​sobre o HD620.

A eficiência adicional do novo design do chip deve dar aos fabricantes de hardware muitas mais opções quando se trata de disponibilizar maiores desempenhos. Se assim o desejarem, poderiam utilizar a eficiência adicional para proporcionar uma maior vida útil da bateria e uma descida da temperatura para dispositivos menores e mais leves, juntamente com as alternativas mais potentes.

Já no decorrer do mês de junho, devem começar a surgir no mercados laptops da Acer, Asus, Clevo, HP e MSI equipados com o MX150.