Novo rumor AMD revela detalhes sobre CPUs Ryzen 7000H & 8000 series

Para aqueles que não sabem, o próximo AMD Ryzen 6000 Rembrandt é o sucessor do último Cezanne. Enquanto o Rembrandt se baseia na arquitectura Zen 3+ e RDNA 2, o modelo que o irá substituir chegará em duas variantes, nomeadamente Phoenix-H e Raphael-H APUs que são baseadas no Zen 4.

Um novo rumor acaba de revelar informações interessantes sobre os próximos APUs móveis da série AMD Ryzen 7000H (CPUs Ryzen com gráficos Radeon integrados) e até mesmo sobre a linha de Desktops dos processadores Ryzen 8000.

AMD

A informação chega de @greymon55 no Twitter (Via NotebookCheck) que revelou a mais recente informação relacionada com as séries Ryzen 7000H e 8000. Para aqueles que não sabem, o próximo AMD Ryzen 6000 Rembrandt é o sucessor do último Cezanne. Enquanto o Rembrandt se baseia na arquitectura Zen 3+ e RDNA 2, o modelo que o irá substituir chegará em duas variantes, nomeadamente Phoenix-H e Raphael-H APUs que são baseadas no Zen 4.

Estas duas variantes de APU móveis serão aparentemente lançadas algures no final de 2022. Há rumores de que a Phoenix será baseada no Zen 4 de 5nm com até 8 núcleos e 16 Threads e espera-se que tenha uma classificação de até 40W no TDP. Por outro lado, o Rafael também se baseará no Zen 4, mas alegadamente terá até 16 núcleos e 32 threads, com TDP de 45W. À semelhança dos APUs da série Ryzen 7000, a série Ryzen 8000 também será lançada em duas variantes, de acordo com o tweet.

AMD

Os processadores em questão são chips de grau desktop, incluindo Granite Ridge e Strix Point. Há rumores de que estes chips se baseiam na arquitectura Zen 5, com o Granite Ridge a utilizar núcleos Zen 5 de 3nm para a sua linha principal de processadores de secretária. A Greymon acrescentou este chip irá utilizar os núcleos Zen 5 de 3nm e 6nm. Entretanto, o Strix Point é a próxima linha de APU de topo de gama para desktops com núcleos Zen 5 de 3nm, juntamente com núcleos Zen 4D de 5nm. Assim, as APUs de secretária estão planeadas para serem uma variante híbrida com o design Zen 4D semelhante aos núcleos “LITTLE” em chips de smartphones. Tenham em mente que estes processadores ainda estão muito distantes, por isso vamos manter uma dose saudável de cepticismo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!