Novo recurso do Pixel ajuda a evitar superaquecimento do telemóvel

Google está a trabalhar numa nova funcionalidade, o “Adaptive Thermal”, para ajudar os utilizadores a manterem os seus Pixels frescos e evitar o sobreaquecimento.

Google está a desenvolver um novo recurso para evitar que os Pixels fiquem quentes demais

Parece que a Google está a desenvolver uma solução para ajudar os utilizadores a manterem os seus Pixels frescos quando existe o risco de sobreaquecimento. Segundo a fonte, a versão 1.27 da aplicação Device Health Services nos Pixels contém indícios sobre o “Adaptive Thermal”. As primeiras linhas de código da aplicação sugerem que esta nova funcionalidade da Google avisará os utilizadores se o Pixel estiver a aproximar-se de temperaturas elevadas, permitindo que tomem medidas preventivas.

Novo recurso do Pixel ajuda a evitar superaquecimento do telemóvel 1

O que precisam de saber

Foi descoberto que o Adaptive Thermal enviará uma notificação de “pré-emergência” aos utilizadores se o dispositivo atingir 120 graus Fahrenheit. Esta notificação será acompanhada por uma mensagem que indica que “o telefone precisa de arrefecer” e que o desempenho do Pixel será reduzido.

A Google explica no código da aplicação que estas “limitações” de desempenho incluem a redução da velocidade do Pixel, a desativação da ligação à rede 5G, “e mais”.

A funcionalidade também oferecerá algumas sugestões para ajudar a arrefecer o Pixel, disponíveis ao tocar em “Ver etapas de cuidado”. O código mostra que os utilizadores poderão ver as seguintes opções:

– Evitar luz solar direta
– Colocar o telefone num local com boa circulação de ar
– Fechar aplicações que consomem muita bateria, como vídeos, jogos e a câmara

Novo recurso do Pixel ajuda a evitar superaquecimento do telemóvel 2

Foi dito que o Adaptive Thermal verificará continuamente a temperatura do dispositivo a cada cinco minutos. Se o Pixel não arrefecer e, em vez disso, a temperatura subir para 126 graus ou mais, isso ativará o estado de “emergência”. Embora pareça grave, Rahman acrescenta que não conseguiu ver os detalhes dessa fase.

Vai gostar de saber:  Bixby: Ainda Vivo e a Receber Inteligência Artificial da Samsung

Além disso, se a temperatura subir significativamente para 131 graus ou mais, o dispositivo alertará sobre um desligamento iminente. O código mostra que o Adaptive Thermal avisará que o Pixel se desligará em 30 segundos para proteção.

Ainda não está claro quando a Google planeia lançar esta funcionalidade nos smartphone Pixel, mas é possível que chegue na série Pixel 9.

Conclusão

Não é novidade que a série Pixel da Google tem um histórico problemático de sobreaquecimento, como os problemas enfrentados pelos utilizadores do Pixel 7 e 6 no ano passado. Estes problemas surgiram após uma atualização de segurança, onde utilizadores no Reddit relataram um aumento severo na temperatura do dispositivo, seguido por um grande consumo de bateria.

A série Pixel 8 também encontrou alguns problemas de sobreaquecimento no final do ano passado. Embora não parecesse generalizado, vários utilizadores relataram que os seus dispositivos ficavam bastante quentes ao navegar na internet e durante o carregamento.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!