Novo malware Android foi descoberto com arsenal completo de recursos de espionagem

Parece assustador?

Parece assustador?

Recentemente, investigadores detectaram um novo Android malware, que é capaz de assumir o controlo dos dispositivos do utilizador, encontra informações confidenciais e envia as informações do utilizador para servidores controlados pelo invasor. Parece assustador? É porque é.

O que é malware?

Malware é a denominação dada a um software malicioso que inclui vírus, worms, vírus de Trojan, spyware e ransomware, que é intencionalmente projetado para se infiltrar no nosso dispositivo sem o nosso conhecimento.

Onde foi encontrado?

A aplicação vinda disfarçada de atualização do sistema e estava presente em lojas de aplicações de terceiros. De acordo com a empresa de segurança Zimperium, cujos investigadores descobriram esta aplicação maliciosa, “assim que a vítima instala uma aplicação maliciosa, o malware comunica com o servidor Firebase do atacante usado para controlar remotamente o dispositivo” É muito difícil descobrir esse software malicioso. É capaz de iludir a detecção, ocultando-se do menu do utilizador.
Novo malware Android foi descoberto com arsenal completo de recursos de espionagem 1

O que este Malware pode fazer?

Estes programas maliciosos podem executar uma variedade de funções, como roubo, fuga de informação de dados, criptografia ou exclusão de dados confidenciais, alteração ou sequestro de dados e muito mais:

Relacionado:  Nokia revela os fones de ouvido BH-805 com ANC na Europa por €99.99
  • Roubar mensagens, informações de contato e detalhes do dispositivo Gravar chamadas e áudio no vosso dispositivo usando o microfone
  • É capaz de aceder á câmara e aos arquivos do dispositivo
  • Rastreia a localização
  • Pode copiar as informações de documentos
  •  Inspeciona os favoritos e o histórico de pesquisa do Google Chrome, Mozilla Firefox e Samsung Internet à procura arquivos com extensões específicas (onde se inclui .pdf, .doc , .docx e .xls, .xlsx)
  • Inspeciona os dados da área de transferência
  •  Inspecion o conteúdo das notificações
  • Recolhe informações do dispositivo (por exemplo, aplicações instaladas, nome do dispositivo, estatísticas de armazenamento)
  • Oculta a sua presença ocultando o ícone da gaveta / menu do dispositivo

Como nos podemos proteger?
Os utilizadores são aconselhados a não instalar aplicações de fora da loja de aplicações ou de qualquer aplicação de terceiros. Usem a Play Store do Google, geralmente é o lugar mais confiável para fazer fownload de aplicações.

(Fonte)

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!