Nova aplicação Google pode ajudar os operadores a bloquear funções do telefone se o utilizador não pagar prestações

A aplicação foi lançada discretamente em junho e tem cerca de 10 downloads até ao momento. Basicamente, a aplicação é projetado para permitir que credores, bancos, operadoras (a quem o utilizador deva dinheiro) limitem o funcionamento do dispositivo se o utilizador se atrasar nos pagamentos.

Uma aplicação deveras estranha apareceu na Google Play Store, uma aplicação do Google chamada “Device Lock Controller”. A aplicação foi lançada discretamente em junho e tem cerca de 10 downloads até ao momento. Basicamente, a aplicação é projetado para permitir que credores, bancos, operadoras (a quem o utilizador deva dinheiro) limitem o funcionamento do dispositivo se o utilizador se atrasar nos pagamentos.

Nova aplicação Google pode ajudar os operadores a bloquear funções do telefone se o utilizador não pagar prestações 1

A função da aplicação é descrita na Play Store da seguinte forma:

O Device Lock Controller permite a gestão de dispositivos para provedores de crédito. O seu fornecedor pode restringir remotamente o acesso ao dispositivo se o utilizador não fizer os pagamentos. Se o dispositivo for restrito, funcionalidades básicas, como chamadas de emergência e acesso às configurações estarão disponíveis.

De acordo com uma informação do XDA Developers, que detectou primeiro a aplicação, a API DeviceAdminService está a ser usada na aplicação para controlar remotamente funções do dispositivo. “Esta é a mesma API que as empresas usam para controlar o que os funcionários podem fazer com os seus telefones empresariais.”

Relacionado:  Nova ferramenta de bloqueio do Google Drive quer acabar de vez com o spam

Nova aplicação Google pode ajudar os operadores a bloquear funções do telefone se o utilizador não pagar prestações 2

App Device Lock Controller

Existe um dilema ético com aplicações como esta. Embora credores e operadores queiram ter a certeza de que os pagamentos serão feitos em dispositivos comprados a crédito , isso representa um problema para quem usa um smartphone como o seu dispositivo principal.

Device Lock Controller
Device Lock Controller
Developer: Google LLC
Price: To be announced
  • Device Lock Controller Screenshot
  • Device Lock Controller Screenshot
  • Device Lock Controller Screenshot
  • Device Lock Controller Screenshot

Ficar contactável é crucial, especialmente em 2020, então vou dar a o benefício da dúvida e assumir que um dos motivos para uma aplicação como esta seria evitar que as pessoas enganem os compradores em vendas privadas de um telefone que não tenha sido pago.

FonteAtravés da

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!