Nos anos 90 a Internet andava de fraldas mas a Sega Mega Drive no Japão já estava online

Descobre a história das consolas online no Japão nos anos 90. A Sega lançou o Mega Modem, permitindo jogar online e distribuir jogos através da conexão dial-up.

As consolas conectadas da Sega no Japão nos anos 90

Vivemos num mundo altamente conectado, onde a internet está presente em todos os nossos dispositivos eletrónicos. Mas nem sempre foi assim. Nos anos 90, no Japão, a Sega foi pioneira ao conectar as suas consolas à internet, permitindo o acesso a jogos online e outras funcionalidades inovadoras.

O curioso caso das consolas conectadas no Japão

No início dos anos 90, quando apenas cerca de 3 milhões de pessoas tinham acesso à internet, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, já era possível conectar uma consola da Sega à rede mundial de computadores no Japão. Surpreendentemente, o Japão não se encontrava entre os países com maior desenvolvimento na oferta de conectividade.

A Sega Mega Drive e o Mega Modem

A companhia japonesa Sega decidiu abraçar a internet ao lançar, em 1988, a Mega Drive, uma consola de quarta geração com 16 bits que fez sucesso no mercado. Dois anos depois, em 3 de novembro de 1990, a Sega lançou o Mega Modem no Japão, um modem que podia ser conectado à Mega Drive através de uma porta DE-9.

Sega Mega Drive Jp Mk1 Console Set

Esta inovação permitiu que os jogadores desfrutassem de jogos online e alguns serviços primitivos através da ligação de linha telefónica com velocidade de 1200 baudios (cerca de 1,2 kbit/s). No entanto, como não havia armazenamento externo disponível, os jogos tinham que ser armazenados na memória da Mega Drive.

Vantagens únicas da Mega Drive com Mega Modem

A Mega Drive tinha um microprocessador Motorola 68000 de 7,6 MHz, um coprocessador de som Zilog Z80 e 64 KB de RAM, 64 KB de VRAM e 8 KB de RAM de áudio. Com o Mega Modem, os jogadores podiam desfrutar de uma série de títulos online, como ‘Nikkan Sports Professional Baseball VAN’, ‘Cyberball’, ‘Advanced Grand Strategy’, ‘TEL/TEL Stadium’, “Forbidden City” e ‘TEL/TEL Majan’.

Vai gostar de saber:  Tecnologia SPC para as suas férias de verão

Modem 23

Além disso, a Sega oferecia duas opções para adquirir o Mega Modem: um pacote com o acessório e um cartucho com jogos incluídos, ou apenas o modem. Um dos jogos mais populares foi o ‘Sansan’, um jogo de estratégia de Go que permitia aos proprietários do cartucho jogar online com outros utilizando o seu ID de Sansan.

O fim das consolas conectadas da Sega

Embora tenha sido uma proposta interessante, as consolas conectadas da Sega não tiveram o sucesso esperado e foram descontinuadas no final de 1992. Novas versões da Mega Drive foram lançadas sem a porta do modem.

Conclusão

A Sega foi pioneira ao conectar as suas consolas à internet nos anos 90 no Japão, oferecendo aos jogadores a oportunidade de desfrutarem de jogos online e outras funcionalidades únicas. Embora as consolas conectadas da Sega tenham sido descontinuadas, marcaram um marco na história dos videojogos e abriram caminho para a era digital em que vivemos hoje.

Siga o AndroidGeek para se manter atualizado sobre todas as notícias de tecnologia e descubra mais sobre a fascinante história dos videojogos.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!