Nokia inflige pesada derrota em tribunal contra a OPPO devido a patentes

A decisão do Tribunal Regional Alemão é a primeira decisão sobre as patentes contestadas. A Nokia tinha processado a OPPO mais de 9 Patentes Essenciais Padrão (SEPs) e cinco patentes de implementação em três tribunais regionais alemães.

Um tribunal alemão em Mannheim decidiu um processo a favor da Nokia na sua disputa de patentes 4G/5G contra a OPPO. O processo resultou da ruptura das discussões entre a Nokia e a OPPO sobre patentes 4G (LTE) e 5G. Enquanto instaurou processos em quatro países, a OPPO contra-atacou a Nokia em 9 países. A OPPO tinha declarado que o processo instaurado pela Nokia era chocante.

A decisão do Tribunal Regional Alemão é a primeira decisão sobre as patentes contestadas. A Nokia tinha processado a OPPO mais de 9 Patentes Essenciais Padrão (SEPs) e cinco patentes de implementação em três tribunais regionais alemães. A Nokia é uma das principais empresas no segmento das 5G SEPs com enormes investimentos de cerca de 129 mil milhões de euros (130,3 mil milhões de dólares). Tem toneladas de patentes no terreno e obteve várias liquidações nos últimos tempos. A Daimler e a Lenovo são alguns dos recentes opositores da Nokia que se estabeleceram com a empresa finlandesa.

Nokia inflige pesada derrota em tribunal contra a OPPO devido a patentes 1

O Tribunal Regional de Mannheim concedeu à Nokia uma ordem de cessar e desistir contra a OPPO. Isto significa que os aparelhos OPPO e OnePlus são banidos da Alemanha. A objecção da OPPO à decisão foi rejeitada pelo juiz que rotulava a empresa chinesa como uma licenciada não voluntária.

Os conselhos da Nokia no caso Mannheim foram retirados das suas equipas que ganharam os processos da Daimler e da Lenovo. Actualmente, a Nokia está apenas a licenciar o seu nome para produtos de consumo. No entanto, tinha-se estabelecido com um conjunto de patentes líderes da indústria no passado.

OPPO é uma das marcas com mais patentes registadas

A OPPO é uma das marcas com mais patentes pendentes e registadas em todo o mundo. Até 30 de Junho de 2022, a OPPO tinha apresentado mais de 80.000 pedidos de patentes e mais de 40.000 tinham sido concedidos a nível mundial. Destes pedidos, 72.000 eram patentes de utilidade (cerca de 90% do total).

Vai gostar de saber:  OPPO aposta nos Telefones AI: Recursos de AI Generativa chegam a 50 Milhões de utilizadores em 2024

Nokia inflige pesada derrota em tribunal contra a OPPO devido a patentes 2
A OPPO já registou patentes em mais de 40 países e regiões. Em 2021, a OPPO foi a 3ª entre as empresas chinesas pelo número de patentes concedidas pelo governo. A OPPO também ficou em 2º lugar no número de pedidos de patentes na Europa. Nos EUA, a OPPO está no TOP50.

A OPPO implementou as suas patentes essenciais da norma 5G em mais de 30 países e regiões em todo o mundo. No final de Junho de 2022, a OPPO tinha apresentado mais de 4.800 pedidos de patentes globais, declarado mais de 2.000 famílias de patentes padrão 5G ao ETSI, e submetido mais de 5.000 propostas de padrão 5G ligadas ao 3GPP. De acordo com um relatório divulgado em Junho de 2022 por uma entidade de investigação alemã – IPlytics, a OPPO ocupa o 8º lugar no número de famílias de patentes 5G declaradas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!