Android Geek
O maior site de Android em Português

Netflix já tem o documentário sobre a máquina que venceu campeão mundial de Go

Desde o passado dia 1 que a Netflix já conta no seu portefólio com o AlphaGo, um documentário sobre a inteligência artificial de mesmo nome. Criado pela empresa DeepMind, uma empresa que se especializa em sistemas de aprendizagem de máquina que foi comprada pela Google em 2014, o AlphaGo tornou-se famoso após derrotar o então-campeão mundial de Go, o sul-coreano Lee Sedol, num desafio em 2016.

Segundo o Business Insider, o documentário mostra o desenvolvimento do sistema como a sua performance no jogo contra o campeão sul-coreano. Antes do desafio, Sedol disse que esperava vencer a máquina nas cinco partidas em que se iam enfrentar. No final, a inteligência artificial ganhou 4 das 5 partidas.

Aqui está o trailer do documentário:

O que é o Go?

Go é um dos jogos de tabuleiro mais antigos da humanidade, e desenvolver um sistema capaz de aprender a jogá-lo foi um desafio antigo da ciência da computação. Isso porque o número de configurações possíveis do tabuleiro durante uma partida é maior do que o número de átomos no universo inteiro.

Por esse motivo, era inviável criar um sistema que calculasse, a cada jogada, todas as possíveis configurações seguintes do tabuleiro. No entanto, o que AlphaGo fez, foi estudar um número gigantesco de jogos para criar uma espécie de intuição sobre-humana sobre as quais são utilizadas as melhores estratégias para vencer a cada momento.

alphago

Desde que derrotou Lee Sedol, o AlphaGo já conquistou uma série de outros objetivos. Ele venceu também outro campeão mundial, Ke Jie, que disse que a máquina era “um deus” do Go. A DeepMind em seguida criou outra versão da AlphaGo, que aprendeu a jogar sem a ajuda de humanos, e o sistema agora também se tornou um instrutor de Go.

Na Netflix, o documentário já está disponível e tem a duração de 90 minutos. Se quiser assistir, pode fazê-lo a partir deste link.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link