Android Geek
O maior site de Android em Português

NAP, a app que vai facilitar o trabalho dos enfermeiros

App promete poupar tempo e reduzir a redundância da informação sobre os doentes

A NAP – Nursing Assistant Platform foi o grande vencedor do último Hackathon HeartBits, a maior maratona estudantil dos últimos tempos. Constituída por estudantes de enfermagem e engenharia informática, a equipa vencedora desta edição criou uma aplicação que pretende simplificar o processo de preenchimento manual do quadro de passagem de turno dos enfermeiros e a gestão de informação de cada doente.

Atualmente, o processo de atualização dos enfermeiros é realizado através de uma conversa presencial com o colega do turno anterior e mediante a informação que consta no quadro do serviço e no sistema do hospital, onde cada profissional indica os procedimentos que foram implementados para cada doente, durante o seu turno. A NAP pretende diminuir o tempo despendido nestas tarefas e reduzir a possibilidade de erro humano.

NAP, a app que vai facilitar o trabalho dos enfermeiros 1

A aplicação móvel criada pelo grupo de estudantes tem como principais benefícios a poupança de tempo e a eliminação da redundância de informação. O processo é simples: através da leitura de QR Code, associado à cama de cada doente. Utilizando um dispositivo móvel, os enfermeiros podem selecionar o procedimento que foi efetuado em determinado doente, associar observações, e esta informação é automaticamente guardada na base de dados do servidor. Desta forma, todos os dispositivos em rede, associados à aplicação, podem aceder aos dados em tempo real e estar constantemente atualizados.

O próximo passo é implementar esta ideia, que já tem protótipo, em ambientes de saúde reais (clínicas, hospitais, entre outros). Estima-se que a sua utilização, num hospital com a dimensão do Hospital de Braga, represente uma poupança de aproximadamente 1 milhão de euros anuais ou o equivalente a 1,5 mês de trabalho destes profissionais.

Onde aconteceu?

Este projeto venceu o Hackathon HeartBits, que decorreu no último fim de semana, em Braga. O evento tem como objetivo juntar equipas multidisciplinares para criar, em 24 horas, uma solução digital que resolva um problema atual da saúde em Portugal.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link