Android Geek
O maior site de Android em Português

NAP, a app que vai facilitar o trabalho dos enfermeiros

App promete poupar tempo e reduzir a redundância da informação sobre os doentes

A NAP - Nursing Assistant Platform foi o grande vencedor do último Hackathon HeartBits, a maior maratona estudantil dos últimos tempos. Constituída por estudantes de enfermagem e engenharia informática, a equipa vencedora desta edição criou uma aplicação que pretende simplificar o processo de preenchimento manual do quadro de passagem de turno dos enfermeiros e a gestão de informação de cada doente.

Atualmente, o processo de atualização dos enfermeiros é realizado através de uma conversa presencial com o colega do turno anterior e mediante a informação que consta no quadro do serviço e no sistema do hospital, onde cada profissional indica os procedimentos que foram implementados para cada doente, durante o seu turno. A NAP pretende diminuir o tempo despendido nestas tarefas e reduzir a possibilidade de erro humano.

NAP, a app que vai facilitar o trabalho dos enfermeiros 1

A aplicação móvel criada pelo grupo de estudantes tem como principais benefícios a poupança de tempo e a eliminação da redundância de informação. O processo é simples: através da leitura de QR Code, associado à cama de cada doente. Utilizando um dispositivo móvel, os enfermeiros podem selecionar o procedimento que foi efetuado em determinado doente, associar observações, e esta informação é automaticamente guardada na base de dados do servidor. Desta forma, todos os dispositivos em rede, associados à aplicação, podem aceder aos dados em tempo real e estar constantemente atualizados.

O próximo passo é implementar esta ideia, que já tem protótipo, em ambientes de saúde reais (clínicas, hospitais, entre outros). Estima-se que a sua utilização, num hospital com a dimensão do Hospital de Braga, represente uma poupança de aproximadamente 1 milhão de euros anuais ou o equivalente a 1,5 mês de trabalho destes profissionais.

Onde aconteceu?

Este projeto venceu o Hackathon HeartBits, que decorreu no último fim de semana, em Braga. O evento tem como objetivo juntar equipas multidisciplinares para criar, em 24 horas, uma solução digital que resolva um problema atual da saúde em Portugal.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais