Microsoft Edge vai facilitar a partilha de ficheiros entre PC e Smartphone

Ao longo dos anos, o Microsoft Edge adquiriu muitas características adicionais e o trabalho do gigante americano compensou obviamente desde que o Edge se tornou o segundo navegador mais utilizado no mundo.

O Microsoft Edge terá em breve uma nova funcionalidade prática chamada Drop. Esta irá permitir aos utilizadores transferirem os seus ficheiros para outros dispositivos em que o navegador de Internet esteja disponível.

Ao longo dos anos, o Microsoft Edge adquiriu muitas características adicionais e o trabalho do gigante americano compensou obviamente desde que o Edge se tornou o segundo navegador mais utilizado no mundo. Desde o início de Maio de 2022, o Edge oferece uma VPN gratuita incorporada, embora continue a ser menos eficaz do que uma VPN clássica.

Microsoft Edge vai facilitar a partilha de ficheiros entre PC e Smartphone 1

No entanto, a próxima nova funcionalidade a chegar ao Edge será a partilha de ficheiros. Atualmente, temos soluções para transferir ficheiros de um dispositivo para outro. Geralmente, os utilizadores enviam os seus ficheiros por correio electrónico ou optam pelo Google Drive, que recentemente também lhe permite utilizar atalhos de teclado para copiar, cortar e colar.

A Microsoft pretende oferecer outra alternativa aos seus utilizadores. Como revelado pelos nossos colegas do site Neowin, o fabricante americano está a trabalhar numa função nativa que irá permitir a partilha de ficheiros entre os seus dispositivos onde o navegador está instalado.

Chamada de Drop, esta irá tomar a forma de um painel lateral no qual será possível arrastar e largar as suas notas e ficheiros para os mudar para o vosso smartphone Android, por exemplo. Naturalmente, a vossa conta Microsoft Edge terá de estar ligada a ambos os dispositivos para que a operação funcione.

Partilha de ficheiros entre dispositivos será mais fácil no Edge

Note-se que a função Drop parece basear-se no OneDrive, a solução de armazenamento em nuvem da Microsoft. De facto, notamos na coluna a quantidade de espaço ocupado e livre que resta. Adicionalmente, Drop exibe um QR Code para descarregar a versão móvel de Edge; no caso de ainda não estar a utilizar o browser no vosso smartphone. Infelizmente, é impossível para todos os utilizadores experimentarem o Drop neste momento.

Microsoft Edge vai facilitar a partilha de ficheiros entre PC e Smartphone 2

Isto porque a funcionalidade só está disponível para utilizadores do Edge Canary 104; a última versão só para programadores do navegador. No entanto, e como mostram as capturas de ecrã partilhadas pelo Neowin, se estiverem neste caso específico, podem ativar o Drop a partir do separador Aspeto nas definições do navegador.

Microsoft Edge vai facilitar a partilha de ficheiros entre PC e Smartphone 3

A Microsoft está também a testar uma funcionalidade para importar dados do navegador Google Chrome para o seu Microsoft Edge cada vez que o utilizador inicia o navegador. Ao mesmo tempo, é possível escolher quais os elementos a importar. Inclui marcadores, histórico de navegação, palavras-passe guardadas, cookies, separadores abertos, e até mesmo definições do navegador.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!