Meta anuncia novas actualizações par salvaguarda da privacidade dos adolescentes no Facebook e Instagram

Em caso afirmativo, preste atenção, porque a Meta tem notícias importantes. Meta, a empresa de comunicação social proprietária tanto do Facebook como do Instagram, está a introduzir novas atualizações nas suas plataformas destinadas aos utilizadores adolescentes.

Está no Facebook? É um adolescente? Em caso afirmativo, preste atenção, porque a Meta tem notícias importantes.

Meta, a empresa de comunicação social proprietária tanto do Facebook como do Instagram, está a introduzir novas atualizações nas suas plataformas destinadas aos utilizadores adolescentes. Isto é uma resposta ao facto de os adolescentes, particularmente os menores de 16 anos, serem propensos a interações indesejadas com adultos desconhecidos.

O Facebook está a construir novas medidas e ferramentas para proteger os adolescentes de adultos suspeitos. Estas actualizações serão lançadas em breve tanto no Facebook como no Instagram. Portanto, se for um adolescente a utilizar qualquer uma destas plataformas, certifique-se de estar atento a elas!

Meta anuncia novas actualizações par salvaguarda da privacidade dos adolescentes no Facebook e Instagram 1

Na segunda-feira, a Meta partilhou algumas actualizações vindas às suas plataformas de redes sociais, incluindo Facebook e Instagram. As actualizações destinam-se aos novos adolescentes que estão a aderir ao Facebook, bem como aos que já utilizam o serviço, e destinam-se a proteger os adolescentes de adultos suspeitos.

Num anúncio, o Facebook declara que as novas actualizações de privacidade são para todos os menores de 16 anos (ou 18 para algumas regiões). De acordo com Meta, as plataformas deixarão de recomendar “adultos suspeitos” nas recomendações das Pessoas Que Podem Conhecer. Irá também ocultar o botão “mensagem” nas contas de adolescentes para que os adultos suspeitos não os possam contactar.

O Facebook continua a explicar que “contas suspeitas” são aquelas que pertencem a um adulto que pode ter sido denunciado ou bloqueado por outro adolescente. Diz-se que a protecção se estende também às contas Instagram dos adolescentes.

O gigante dos meios de comunicação social está também a introduzir novas notificações para os adolescentes na plataforma, a fim de utilizar novos instrumentos de segurança. Diz-se que estas ferramentas estão a ajudá-los a bloquear o envio de mensagens a adultos desconhecidos e a encorajar os adolescentes a utilizá-las com maior frequência. Isto aplica-se à funcionalidade “Mensagens” no Facebook e no Instagram DMs.

Meta anuncia novas actualizações par salvaguarda da privacidade dos adolescentes no Facebook e Instagram 2

Além disso, o Facebook está a introduzir novos Padrões de Privacidade para Adolescentes quando estes aderem ao serviço de comunicação social. Irá também encorajar os actuais utilizadores adolescentes na aplicação a escolherem as seguintes definições de privacidade como seus padrões de privacidade:

  • Quem pode ver a sua lista de amigos?
  • Quem pode ver as pessoas, Páginas e listas que seguem?
  • Quem pode ver as mensagens em que estão marcadas no seu perfil?
  • A rever as mensagens em que estão marcadas antes de a mensagem aparecer no seu perfil?
  • Quem está autorizado a comentar as suas mensagens públicas?

Juntamente com as ferramentas de privacidade, o Facebook está a destacar formas de impedir a partilha de fotografias pessoais de menores, que podem ser utilizadas para os explorar (também conhecida como sextorção). Estas podem ser bastante traumatizantes, e o Facebook adverte os adolescentes de publicarem tais fotografias em primeiro lugar nas suas aplicações.

“Estamos a trabalhar com o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC) para construir uma plataforma global para adolescentes que estão preocupados que as imagens íntimas que criaram possam ser partilhadas em plataformas públicas online sem o seu consentimento. Esta plataforma será semelhante ao trabalho que temos feito para evitar a partilha não consensual de imagens íntimas para adultos”.

 

Meta anuncia novas actualizações par salvaguarda da privacidade dos adolescentes no Facebook e Instagram 3

 

Juntamente com o NCMEC, o Facebook diz que está a trabalhar com peritos, académicos, pais e defensores das vítimas em todo o mundo para desenvolver uma plataforma global. O seu objectivo seria ajudar os adolescentes necessitados a sair de uma tal situação de partilha não consensual de imagens. A empresa Meta-partilhará mais detalhes sobre isto nas próximas semanas.

Estas actualizações chegam como as mais recentes nos esforços da Meta para proteger os utilizadores mais jovens na sua plataforma, depois de receberem uma reacção negativa pelos seus efeitos nocivos sobre os utilizadores adolescentes. Meta está agora, aparentemente, a levar mais a sério a privacidade e segurança dos utilizadores adolescentes acima de tudo o resto, o que é promissor para os pais.

Esta é uma questão importante, e é óptimo ver a Meta a tomar medidas para a abordar. É importante para todos nós estarmos seguros em linha, mas especialmente para os adolescentes que estão apenas a começar a explorar a Internet. Portanto, fiquem atentos a todos! E não se esqueça de nos dizer o que pensa sobre estas actualizações, assim que forem divulgadas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário