Mercado global de PCs continua em queda, apenas a Apple cresce 7%

O declínio no terceiro trimestre de 2022 deve-se, em grande parte, à debilidade da procura nos mercados de consumo e comercial, impulsionada principalmente pela inflação global. Os OEMs e os ODMs têm uma perspetiva negativa para o 4º trimestre de 2022 e para o primeiro semestre de 2023, apesar da questão da escassez de componentes estar a ser resolvida.

As remessas globais de PC’s no terceiro trimestre do ano caíram 15,5% em termos homólogos, de acordo com os dados da Counterpoint Research. O terceiro trimestre de 2022 é o período entre julho e setembro. Fabricantes de PC’s enviaram 71,1 milhões de unidades no Q3 deste ano. A empresa afirma que esta é mais uma onda de enorme declínio de YoY após as graves quedas anuais e sequenciais de 11,1% no 2º trimestre de 2022.

O declínio no terceiro trimestre de 2022 deve-se, em grande parte, à debilidade da procura nos mercados de consumo e comercial, impulsionada principalmente pela inflação global. Os OEMs e os ODMs têm uma perspetiva negativa para o 4º trimestre de 2022 e para o primeiro semestre de 2023, apesar da questão da escassez de componentes estar a ser resolvida. A Counterpoint Research em conversa com os membros da cadeia de fornecimento disse que os maiores números de inventário foram no 3º trimestre de 2022. Os fabricantes de PC’s acreditam que o processo de redução de stock continuará em 2023.

Mercado global de PCs continua em queda, apenas a Apple cresce 7% 1

Quanto aos OEMs, a Apple registou um crescimento de 7% nos envios. Isto porque o gigante sediado em Cupertino anunciou um novo produto no final do 2º trimestre e os envios foram reabastecidos após bloqueios na China. A ASUS teve uma queda de 9% em relação ao ano anterior nos envios, enquanto a Lenovo caiu 16%. Ambas as empresas tinham uma quota de mercado de 5,5 e 16,9%, respetivamente, no 3º trimestre de 2022. A HP vendeu 12,7 milhões de unidades no terceiro trimestre com uma quota de 18%, no entanto caiu 26,5% numa base YoY. A Dell registou 17% de quota e 20% de queda nos envios.

Mercado global de PCs continua em queda, apenas a Apple cresce 7% 2

A fabricante AMD insinuou que a fraqueza do mercado de PC’s já teve um impacto negativo nos seus lucros e previsões, enquanto as marcas Taiwanesas Acer e Asus afirmaram que o sector de PC’s não irá recuperar até ao segundo semestre de 2023.

A empresa de estudo de mercado Counterpoint Research, afirma que “Entre todos os segmentos de produtos para PC, acreditamos que os PC’s baseados em ARM e os PC’s de gaming estão prontos para enfrentar melhor a desaceleração do mercado, com a ajuda das ofertas da série M da Apple, bem como os esforços incrementais de I&D dos fabricantes de chips e do ecossistema mais vasto.”

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!