Android Geek
O maior site de Android em Português

As melhores maneiras de proteger o vosso Android em 2019

Porque a comunidade Android é maior do que a da Apple ou outra concorrente, faz com que seja um alvo para hackers explorarem. Sabemos que nas últimas versões do sistema operativo Android, já oferecem um grande nível de segurança.

O Android é o sistema operativo mais usado no mundo actualmente. De facto, mais de 86% dos equipamentos vendidos, correm o sistema operativo Android. Porque a comunidade Android é maior do que a da Apple ou de qualquer outra concorrente, isto faz com que seja um alvo apetecível para hackers explorarem.

Sabemos que nas últimas versões do sistema operativo Android, já é oferecido um grande nível de segurança. No entanto não poderemos ignorar os factos, de que a comunidade de cibersegurança tem sido eficiente em medidas de segurança, e que a própria comunidade de hackers está mais inteligente e têm sido mais frequentes os seus ataques à segurança.

Malware Android

Verdade seja dita, os ataques de malware actuais têm sido mais complexos e mais eficazes do que em outros tempos no passado. Felizmente podem parar de recear a vossa segurança no sistema operativo Android, com algumas medidas importantes de segurança de forma a protegerem melhor o vosso equipamento.

 

Não confiar em lojas de aplicações de terceiros

A Google Play Store tem centenas de milhares de aplicações, de developers espalhados mundialmente. Não vão encontrar nenhuma aplicação infectada na Play Store, porque eles mantém regras bastante rígidas, do que é adicionado ao seu inventário. E mais, existe uma enorme comunidade de utilizadores que ao encontrarem ou detectarem qualquer aplicação suspeita, a reportam imediatamente.

Mas indo ao centro da questão, quando já temos uma loja com uma enorme quantidade de aplicações, porque vamos procurar as aplicações em lojas de terceiros? Temos de ter em conta que a maioria dos ficheiros ".apk" disponíveis nessas mesmas plataformas, nunca poderão ser de confiança. Para além disso na grande maioria das vezes, essas aplicações contém malware ou outras formas de vírus, que podem comprometer a segurança do vosso equipamento no momento em que fazem download dessa mesma aplicação.

Por isso, não fazer downloads ou instalar qualquer aplicação, que não seja da Google Play Store.

 

Devemos ter sempre as actualizações de segurança mais recentes do Android instaladas

 Vocês devem ter conhecimento do Wikileaks Vault 7. Se não o têm, aqui vai um pequeno lembrete do que se trata. O Vault 7 representou uma enorme lista de procedimentos praticados por agências de inteligência, para saberem dados privados ou qualquer outra actividade dos utilizadores online. Os mais proeminentes destes procedimentos, tinham a ver com as vulnerabilidades de segurança no antigo sistema operativo Android.

Estes incidentes, eram um bom lembrete para os utilizadores. Para que tenham sempre as mais recentes actualizações de segurança nos seus equipamentos, de forma a prevenir que situações como as descritas não voltem a acontecer.

 

Usar ferramentas que ofereçam encriptação

Hoje necessitamos de encriptação mais do que nunca. Não estamos apenas inseguros contra o nosso governo e as suas agências de inteligência, mas também contra os hackers que continuam a despontar no ecossistema digital. Embora seja razoável usarmos ferramentas de chat encriptadas ou de email, é bem mais eficaz se simplesmente usarmos uma rede privada (VPN).

O que é uma VPN? As VPN's dão-nos uma maior segurança do nosso tráfego da internet, ao conectarem-se via túnel encriptado. Este túnel encripta todo o tráfego que é transmitido por ele. O que resulta numa maior segurança e integridade dos vossos dados, e também da vossa privacidade. A VPN é fiável perguntam vocês? Nós recomendamos a PureVPN devido às suas características mais robustas, e do seu uso geral. Mas no final tudo se resume à que se mais assemelhe ao que vocês pretendam.

 

Instalem uma aplicação de localização de dispositivos

Nunca sabemos quando poderemos precisar de algo assim no nosso equipamento. Afinal de contas, o roubo é algo que pode acontecer em qualquer lado e em qualquer altura. Especialmente se não tivermos atenção aos nossos bens.

Uma aplicação de localização de dispositivos, ajuda a localizar o vosso equipamento em caso de roubo ou se o perderem. De facto existem muitas outras características nestas aplicações, que podem ser bastante úteis. Por exemplo, algumas aplicações trazem alertas que podem ser activados por outros equipamentos conectados na mesma rede, de forma a procurarem um equipamento perdido.

 

Tenham sempre o vosso Anti-Vírus actualizado

 Hoje em dia, todos os equipamentos necessitam de uma aplicação de anti-vírus ou anti-malware instalada. Vírus e malware, pode vir em muitas formas e de muitas fontes diferentes. Por vezes não sabemos quando o nosso equipamento é afectado por um vírus. Por isso necessitam de um anti-vírus actualizado, que detecte e coloque de quarentena o vírus, e assim mantenha o vosso equipamento seguro.

 

Esperamos que este tutorial vos ajude a protegerem melhor o vosso equipamento. Lembrem-se sempre que precisam ser inteligentes, sempre que estejam online, se não quiserem contratempos ou que sejam expostos os vossos dados privados.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais