Médico alerta para terem cuidado com o "Pescoço de Pokemon Go"

O título deste artigo pode levar a pensar que ao jogarmos o jogo que se encontra nas bocas do mundo o Pokemon Go, corremos o risco de ficar com o pescoço parecido a uma das personagens do Pokemon Go.

Mas o assunto é um pouco mais sério e a pressão no pescoço originada pela posição da coluna quando estamos inclinados a ver o ecrã do nosso smartphone pode levar a desgaste precoce, degeneração e até cirurgias, avisa ortopedista.

Aurorus
Médico alerta para terem cuidado com o "Pescoço de Pokemon Go" 1

 

O presidente da associação Spine Matters, o médico ortopedista Luís Teixeira, decidiu lançar um alerta. A "febre da app" pode provocar “desgaste precoce e a degeneração” do pescoço, avisa.

 “Os estudos realizados na área revelaram que a força exercida no pescoço de um adulto a olhar para o telemóvel pode variar entre os 12 e os 27 quilos, e sofrer uma inclinação entre 15 a 45 graus. Estamos a falar de uma pressão extrema para esta zona, que pode levar a um desgaste precoce, degeneração e até cirurgias”

O presidente da associação Spine Matters refere ainda que existem diversos pontos positivos no sucesso deste tipo de jogos, pois estimulam os mais jovens a sair de casa , conviver e até mesmo fazer exercício físico, pois as longas caminhadas fazem já parte da rotina de muitos dos fãs deste jogo.

Relacionado:  27 Aplicações Gratuitas para entrar em grande no fim de semana

Os "truques" para minimizar os impactos deste tipo de utilização dos smartphones nos nossos corpos e consequentemente na nossa saúde são relativamente simples e fáceis de memorizar e aplicar.

A caça aos pokémons deve ser realizada pelo menos aos pares, estando sempre um dos elementos encarregue de lembrar o outro de fazerem pequenas paragens ao longo da busca”. Isto para que seja possível descansar alguns minutos "numa posição correcta e de pescoço erguido, que também podem ser aproveitados para realização de alguns exercícios posturais simples".

Apanhem-nos todos, mas atenção à vossa saúde.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!