Android Geek
O maior site de Android em Português

Mediatek vai lançar chips de 12nm ainda em 2017

Os ventos não têm estado a favor da Mediatek este ano. O seu chipset topo de gama, Helio X30 vai apenas chegar este mês, no novo Meizu Pro 7, alguns meses depois do seu anúncio oficial. Esta chegada ao mercado muito tarde por parte do novo chipset, Helio X30, não é apenas o único problema que a Mediatek, vai ter de lidar. Mesmo em outras categorias mais baixas, têm perdido bastantes clientes para a Qualcomm. A gama Snapdragon 400 e 600, contém os chipsets de referência para smartphones, da gama baixa e gama média.

Aqui alguns equipamentos com chipset da Mediatek.

Este efeito tem-se vindo acentuar cada vez mais, e consequentemente tem feito com que a marca tenha caído bastante em números de vendas, de 50% a 35%. No entanto a Mediatek, ainda permanece como o número 2 na lista de topo de fornecedores de chipsets este ano.

Mediatek Helio X30

Agora umas fontes de dentro do mercado, afirmam que a Mediatek está a planear um regresso por cima, com o lançamento do seu Helio X30, e outros novos chipsets fabricados com a novo tecnologia de processo, de TSMC 12nm. Os chips de 12nm deverão conseguir trazer, de volta a Mediatek para o topo do mercado, e torná-la mais competitiva em termos de performance e custos de fabricação.

Pouca informação ou nada, sabemos acerca destes novos chips da Mediatek. Mas sabemos que o futuro Helio P23 não é um deles, pois uma fuga de informação anteriormente reportada, mostrou que o Helio P23 é fabricado em 16nm. O lançamento deste novo chip, pode ajudar a Mediatek voltar a conquistar os seus clientes, perdidos entretanto para a gigante Americana Qualcomm, como por exemplo: OPPO, Vivo e Xiaomi.

Não vai ser fácil à Mediatek, voltar a reconquistar clientes e tornar-se competitiva novamente, pois as últimas armas da Qualcomm para este mercado têm sido muito fortes. Agora a primeira aposta da Mediatek, será o Helio X30 que já vindo tarde, vai ter de ser muito bom senão pode-se complicar e muito as vendas.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais