MediaTek revela Dimensity 9300: Aumento impressionante de performance!

Conheça o MediaTek Dimensity 9300, um novo processador com melhor desempenho e eficiência energética. Com quatro núcleos Cortex-X4, oferece uma experiência de jogo melhorada e recursos de AI melhorados. Disponível no mercado asiático e europeu.

MediaTek anuncia o novo chipset Dimensity 9300: Melhor desempenho e eficiência energética

A MediaTek, empresa taiwanesa de semicondutores, acaba de anunciar o seu mais recente chipset, o Dimensity 9300. Este novo processador, baseado num processo de 4nm+, promete melhorar o desempenho e a eficiência energética dos dispositivos móveis.

MediaTek revela Dimensity 9300: Aumento impressionante de performance! 1

CPU com configuração inovadora

Uma das principais características do Dimensity 9300 é a sua configuração de CPU inovadora. Enquanto o Snapdragon 8 Gen 3, por exemplo, conta apenas com um núcleo Cortex-X4, o Dimensity 9300 possui quatro núcleos Cortex-X4. Além disso, o chipset conta com quatro núcleos Cortex-A720 de alto desempenho.

Essa configuração permite ao novo Dimensity 9300 ter oito núcleos focados no desempenho, o que representa uma melhoria significativa em relação ao seu antecessor, o Dimensity 9200. Este último possuía um núcleo Cortex-X3, três núcleos Cortex-A715 de desempenho e quatro núcleos Cortex-A510 de eficiência energética.

Maior eficiência energética sem núcleos de eficiência

Uma diferença notável na configuração da CPU do Dimensity 9300 é a ausência de núcleos de eficiência energética, como os encontrados no Snapdragon 8 Gen 3 e no Google Tensor G3. No entanto, isso não significa que o novo chipset da MediaTek terá um desempenho energético ruim.

De acordo com a MediaTek, os núcleos Cortex-A720 do Dimensity 9300 consomem menos energia em seu estado de baixo consumo do que os núcleos Cortex-A520 do Snapdragon 8 Gen 3 quando estão em seu estado de alto consumo. Isso significa que os núcleos A720 são mais eficientes no seu estado de baixa energia.

MediaTek revela Dimensity 9300: Aumento impressionante de performance! 2

Melhor desempenho em inteligência artificial

Além da CPU, a MediaTek também melhorou a capacidade de inteligência artificial do Dimensity 9300. O chipset possui uma unidade de processamento de inteligência artificial (APU 790) que oferece o dobro da capacidade de cálculo de números inteiros e de ponto flutuante em comparação ao modelo anterior. Além disso, consome 45% menos energia.

A MediaTek afirma que o Dimensity 9300 oferece um desempenho 8 vezes superior ao seu antecessor em tarefas de inteligência artificial. O chipset também suporta modelos quantizados menores, graças ao suporte ao INT4 (A16W4). Com isso, o Dimensity 9300 é capaz de executar aplicações de inteligência artificial em tempo real.

GPU melhorado e outras características

Além do desempenho da CPU e da inteligência artificial, o Dimensity 9300 também traz melhorias na GPU. O chipset possui a nova GPU ARM Immortalis G720, que possui uma configuração de 12 núcleos, um a mais do que o seu antecessor. A MediaTek afirma que essa nova GPU oferece um desempenho 23% superior e uma redução de 40% no consumo de energia em comparação ao modelo anterior.

O Dimensity 9300 também oferece suporte para recursos como Google Ultra HDR, painéis de 180 Hz WQHD ou 120 Hz 4K, captura HDR em tempo real em modo cinematográfico 4K e autofocus de pixel completo. Além disso, o chipset oferece velocidades de 5G de até 7 Gbps e suporte para Wi-Fi 7.

Disponibilidade

A MediaTek planeia lançar inicialmente dispositivos com o chipset Dimensity 9300 nos mercados da Ásia e Europa, sem informações sobre o lançamento nos Estados Unidos. É importante mencionar que, historicamente, os chipsets da série Dimensity têm sido mais populares na China.

Em conclusão, o novo chipset Dimensity 9300 da MediaTek promete trazer melhor desempenho, eficiência energética e capacidade de inteligência artificial para dispositivos móveis. Com suas configurações inovadoras e melhorias na CPU, GPU e recursos de IA, este chipset tem o potencial de proporcionar uma experiência de jogo e uso diário melhorado para os utilizadores. Fique atento às novidades do AndroidGeek para mais informações sobre tecnologia.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!